O vereador André Dourado (PT) propôs à Prefeitura de Suzano que sejam realizados estudos para a transformação da chamada Lagoa Azul, um passivo ambiental resultante de extração mineral localizado no bairro Cruzeiro do Sul, em um ponto turístico, com pista de caminhada, academia ao ar livre, ciclofaixa, iluminação pública, parque com pedalinhos e lanchonete e/ou restaurante. O requerimento foi aprovado pela Câmara no mês passado.
“A Lagoa Azul é hoje lembrada regionalmente somente quando ocorrem mortes por afogamento”, disse. “Com a transformação deste espaço, os moradores e visitantes teriam mais uma opção de lazer, que seria de certa forma um local monitorado, devido à movimentação de pessoas”, explica.
André Dourado lembra que há cidades na região com equipamentos públicos turísticos criados no entorno de rios e lagos, e cita como exemplo o Lago dos Patos, em Guarulhos.
“Atualmente, a Lagoa Azul está abandonada, mas tem um enorme potencial para se tornar um centro de desenvolvimento econômico local. Precisamos de investimento em infraestrutura, como a criação de quiosques, pesca esportiva e outras atividades que podem atrair visitantes e gerar renda para nossa cidade”, exemplifica.
Desta forma, o vereador pede, no requerimento, que sejam feitos estudos para a abertura de um processo licitatório que viabilize uma concessão pública para o local.