Araçá, Cambuci, Manacá da Serra, Pitangueira e Araticum estão entre as espécies nativas presentes na doação de 300 mudas feita pela concessionária de energia EDP à Prefeitura de Guararema. Parte delas foi plantada no último dia 17, no Horto Municipal, no bairro Ipiranga, durante ação de arborização urbana e educação ambiental da programação do Junho Verde. As demais serão plantadas nos próximos dias no Parque do Lago “Professora Áurea Maria Camargo Ramos”, também no bairro Ipiranga.
A atividade realizada no Horto Municipal, em parceria com a EDP, também incluiu uma palestra sobre arborização urbana e a convivência entre árvores, redes elétricas, segurança e qualidade de vida.
Além deste plantio, as mudas doadas pela EDP serão utilizadas em mais ações de preservação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura de Guararema. No Parque do Lago “Professora Áurea Maria Camargo Ramos”, localizado na avenida Antonio Teixeira Muniz, elas vão contribuir para ampliar as áreas verdes e fortalecer a biodiversidade local.
Inaugurado em outubro de 2025, o Parque do Lago é voltado à preservação ambiental, à educação ecológica e ao turismo sustentável. O plantio das mudas também contribuirá para a estabilidade ambiental da área e para a adaptação do ecossistema aos eventos climáticos extremos.
“Estamos muito felizes com esta parceria junto ao município. A doação de 300 mudas de espécies nativas para Guararema reforça o compromisso da EDP com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos”, destaca Flávia Oliveira, especialista de Meio Ambiente da EDP.
Flávia diz ainda que iniciativas como essa contribuem diretamente para a “recuperação de áreas verdes, o fortalecimento da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo um território mais resiliente, equilibrado e preparado para o futuro”.
*Junho Verde*
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Proteção Animal, realiza neste mês o Junho Verde. A iniciativa reúne dezenas de atividades voltadas à educação ambiental, sustentabilidade, preservação dos recursos naturais e bem-estar animal.
A programação inclui palestras, oficinas, campanhas educativas, ações de arborização, atividades em contato com a natureza e iniciativas de conscientização destinadas a diferentes públicos. Entre os temas abordados estão recursos hídricos, reciclagem, mudanças climáticas, agroecologia, conservação ambiental e proteção animal. Mais informações sobre o Junho Verde estão disponíveis no site da Prefeitura de Guararema.



























