PREFEITA MARA BERTAIOLLI E VICE-PREFEITO TÉO CUSATIS ENTREGAM 1ª “AMBULÂNCIA CONECTADA” DO SAMU

0
110

A prefeita Mara Bertaiolli entregou, na manhã desta sexta-feira (26/06), uma nova ambulância de Suporte Avançado de Vida (SAV) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Moderna e equipada com tecnologia de ponta, a chamada “Ambulância Conectada” foi enviada pelo Ministério da Saúde dentro do programa nacional de renovação de frota e já está apta para entrar em operação no município.

Ao lado do vice-prefeito, Téo Cusatis, a prefeita conheceu todos os detalhes do novo veículo, que substituirá uma ambulância antiga da frota mogiana e traz uma série de inovações que ampliam a segurança, a agilidade e a qualidade do atendimento prestado à população. O principal diferencial é a instalação da tecnologia Starlink no teto da ambulância, permitindo internet via satélite de alta velocidade, mesmo em áreas isoladas, zonas rurais ou rodovias onde o sinal das operadoras tradicionais não funciona adequadamente.

A tecnologia é voltada ao fortalecimento da telemedicina e ao suporte remoto durante atendimentos de urgência e emergência, funcionando como um verdadeiro “médico virtual a bordo”. Com a conexão em tempo real, as equipes podem realizar chamadas de vídeo em alta definição com médicos especialistas da Central de Regulação do Samu, permitindo orientação imediata durante os atendimentos.

Leia também -  CÂMARA DE MOGI DAS CRUZES LANÇA A ESCOLA DO LEGISLATIVO

“A saúde, como todos sabem, é uma grande prioridade para nós. O Samu é um grande orgulho para Mogi das Cruzes e esta nova ambulância com certeza ajudará a nossa equipe a salvar muitas vidas”, avalia a prefeita.

Os equipamentos instalados na ambulância, como o eletrocardiograma (ECG), conseguem transmitir instantaneamente os dados do paciente para avaliação médica à distância. Em casos de infarto, por exemplo, o médico regulador pode identificar rapidamente a situação e autorizar o início da medicação ainda durante o deslocamento ao hospital, agilizando o atendimento e aumentando as chances de salvar vidas.

A ambulância também possui câmeras instaladas na parte externa do veículo e na cabine do motorista, possibilitando o registro do entorno durante deslocamentos e ocorrências, ampliando a segurança operacional e o monitoramento das equipes.

“A renovação contínua dos veículos garante mais eficiência, segurança e confiabilidade ao serviço, fortalecendo a capacidade e melhorando o tempo de resposta do Samu. Em situações de urgência e emergência, o tempo é fator fundamental para salvar vidas. E o que a tecnologia puder ajudar neste processo precisa ser aproveitado da melhor maneira possível”, afirma o vice-prefeito.

Leia também -  PREFEITA MARA BERTAIOLLI FORTALECE DIÁLOGO COM EMPRESÁRIOS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO TABOÃO

Ambulâncias
Desde 2024, Mogi das Cruzes já recebeu seis novas ambulâncias por meio do programa de renovação de frota do Ministério da Saúde. Das sete unidades do município, apenas uma ainda aguarda substituição. Já os municípios que integram o consórcio regional do Samu — Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel — tiveram toda a frota renovada.

Atendimentos
Somente de janeiro a 25 de junho deste ano, o Samu de Mogi das Cruzes atendeu a 20.008 chamados regionais, sendo 13.651 em Mogi.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui