COM APOIO DA SECRETARIA DE CULTURA, SUZANO RECEBE NOVO EVENTO DE CURTAS-METRAGENS

0
140

O coletivo “Curta Suzano” está com inscrições abertas para a 7ª edição da “Mostra Internacional do Curta-Metragem do Alto Tietê”. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e os interessados em se inscrever devem conferir o regulamento e preencher o formulário gratuito disponibilizado no site curtasuzano.com.br até 30 de junho, enviando ainda um link contendo o arquivo do filme no YouTube ou no Google Drive, além de duas fotos da produção e um retrato do diretor para o e-mail curtasuzano@gmail.com.

O júri oficial da iniciativa avaliará atributos diversos como roteiro, direção, fotografia, sonoplastia e conjunto da obra para indicar os trabalhos que irão avançar à fase final do concurso, prevista para ser conduzida em 28 de outubro. Neste contexto, os classificados para disputar as diferentes categorias formuladas pelo grupo devem ser anunciados até o dia 15 de agosto.

Para melhor dividir o processo e garantir equidade nos critérios, a organização preparou quatro panoramas para avaliação dos projetos, sendo uma para trabalhos de autoria estrangeira, outra para produções nacionais, uma exclusiva para obras de cineastas das cidades do Alto Tietê e uma última direcionada para estudantes escolares que cursam até o 3º ano do ensino médio na região.

A serem consideradas na premiação, as obras devem ter sido concluídas entre 2021 e 2023, com máximo de 25 minutos de duração, incluindo créditos. Uma exigência do coletivo é que o projeto apresente um viés estritamente artístico, excluindo trabalhos publicitários e institucionais. Filmes que já tenham sido selecionados e premiados em anos anteriores também não serão considerados.

Esta é uma ação que vem sendo realizada ininterruptamente na cidade desde 2017 e, nestes sete anos, o Curta Suzano já recebeu um total de 1.776 filmes de gêneros e estilos variados, tendo selecionado cerca de 130 produções nacionais no processo. Tais números demonstram a aceitação do projeto, visto que, em média, o coletivo recebe mais de 250 trabalhos por edição.

Escobar Franelas, um dos fundadores do Curta Suzano, enfatizou que a prioridade sempre foi a democratização e a inclusão por meio da linguagem audiovisual. “Acreditamos que estes valores têm sido reiterados pelo coletivo em todas as atividades que ocorrem não apenas na Mostra, mas durante todo o ano”, relatou.

Segundo o diretor da pasta, Amaury Rodrigues, a parceria da Cultura e do Polo de Música e Audiovisual com o “Curta Suzano” é uma ferramenta essencial para o crescimento do setor. “Em comunhão com o coletivo, temos como objetivo a difusão da produção audiovisual do Alto Tietê ao apresentar um caráter cultural e competitivo nesta mostra, angariando também produções de outras regiões do Brasil e até mesmo de autores internacionais, tudo isso ao passo que debatemos a evolução do audiovisual no Brasil ”, constatou.

Já o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, reforçou a importância do investimento no audiovisual para manter a produção artística em termos regionais e até mesmo nacionais. “Como incentivadores da descoberta de talentos e da manutenção destes, sempre fomos grandes apoiadores do ‘Curta Suzano’ e de outros projetos que fortaleçam este viés na cidade, em especial neste momento em que a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195 de 2022), que garantirá um importante incentivo financeiro à classe artística, será implementada nos próximos meses. Convidamos a todos os interessados para se inscrever e participar”, finalizou.

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui