Na manhã deste sábado (27), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes participou da cerimônia de início das obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte III, no Jardim São Pedro, distrito de Cezar de Souza. O evento oficial aconteceu no terreno da antiga escola do Sesi e marcou o começo do projeto para a saúde da região.
A construção da UBS Jardim São Pedro conta com a união de diferentes recursos públicos. A maior parte do valor, que totaliza um investimento de R$ 6,79 milhões, é fruto de recursos economizados e devolvidos pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aos cofres da Prefeitura, referentes ao orçamento de 2025. O projeto também recebeu R$ 3,3 milhões vindos do programa federal Novo PAC – Saúde.
Em nome do Legislativo, o presidente, Francimário Vieira Farofa (PL), falou sobre a importância da obra para a região e destacou a parceria entre os entes políticos. “É um momento muito importante para nossa cidade. Essa nova UBS é fruto do trabalho em conjunto entre a Câmara Municipal e a Prefeitura. Por isso fico muito feliz por estar aqui nesse dia porque a gente ama essa cidade”, pontuou.
A prefeita Mara Bertaiolli (PL) enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal e celebrou a harmonia entre Executivo e Legislativo. “É uma manhã especial para todos nós aqui; uma manhã para comemorar e para mostrar que a união tem um propósito que está muito certo”.
Em seguida, a prefeita reforçou o comprometimento da Administração com a transparência na execução do projeto, convidando os moradores a acompanharem de perto cada etapa da construção. “Hoje não é somente assinar um papel e colocar uma pedra, hoje é o início das obras e todos vocês vão acompanhar diariamente como o trabalho vai acontecer. Vocês serão os fiscais. A gente está começando a construir a maior e a mais completa Unidade Básica de Saúde de Mogi”.
De acordo com a Prefeitura, a nova UBS será a maior e mais completa unidade de atendimento básico do município. Um dos principais destaques é que o local será o primeiro da cidade a contar com a Estratégia Saúde da Família (ESF), unindo a estrutura de UBS e USF juntas. Na prática, isso significa que a unidade terá um modelo misto: além do atendimento tradicional, haverá um acompanhamento contínuo dos pacientes para fortalecer a prevenção de doenças e aproximar as equipes de saúde da comunidade. Para garantir esse cuidado, o local contará com agentes comunitários de saúde, clínico geral, pediatra, ginecologista, psicólogo e assistente social. Com essa estrutura, a expectativa é que a UBS tenha capacidade para atender até 16 mil pessoas.
O terreno da nova UBS fica na Avenida João XXIII, esquina com a Rua Ângelo Albiero Netto. Para celebrar o início dos trabalhos, o evento desta manhã também contou com uma edição especial do programa “Rua + Feliz”, oferecendo atividades de lazer para as famílias presentes.
Também participaram do evento os vereadores Mauro Araújo (MDB), Rodrigo Romão (PCdoB), Otto Rezende (PSD), Maurinho do Despachante (PRD), Edson Santos (PSD), Malu Fernandes (PL), Priscila Yamagami Kähler (PL), Vítor Emori (PL), Bi Gêmeos (PSD) e Juliano Botelho (PL); o ex-prefeito Junji Abe; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Marco Aurélio Bertaiolli; além de diversos secretários municipais, lideranças políticas e moradores do bairro.



























