ARUJÁ INICIA ESTUDOS PARA IMPLANTAÇÃO DO ‘CENTRO TEA’ AMPLIANDO POLÍTICAS DE INCLUSÃO

0
104

A Prefeitura de Arujá deu início, na terça-feira (23), ao processo administrativo voltado à viabilização do “Centro TEA Arujá”. O futuro equipamento público será destinado ao atendimento especializado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e oferecerá suporte e acolhimento estruturado para as suas respectivas famílias.

Como parte das etapas iniciais de planejamento e captação de referências para o projeto, foi realizada uma visita técnica ao “Centro TEA Paulista”, conforme explicou o prefeito Luis Camargo, ao lado do secretário de Gabinete, Vinícius Dornelas. A atividade contou com a presença do secretário de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCDs), Marcos da Costa, com o objetivo de levantar dados técnicos e operacionais necessários para a modelagem do novo espaço municipal.

O projeto do “Centro TEA Arujá” prevê uma infraestrutura moderna e totalmente adaptada às normas de acessibilidade, com ambientes projetados para o desenvolvimento infantil e a aplicação de abordagens terapêuticas. A estrutura planejada engloba: sala multissensorial com um ambiente preparado para estímulos controlados e desenvolvimento cognitivo; sala de atendimento terapêutico, sendo um espaço reservado para o acompanhamento individualizado; sala de estimulação e desenvolvimento, constituindo uma área voltada para atividades motoras e funcionais. Além disso, ressaltou o prefeito, haverá espaço de orientação e acolhimento às famílias, sendo um setor dedicado ao suporte psicossocial dos responsáveis e acessibilidade integral, com ambientes totalmente adaptados, para garantir o livre acesso de todos os usuários.

Leia também -  FESTA DAS NAÇÕES ENTRA NA TERCEIRA E ÚLTIMA SEMANA COM GRANDES ATRAÇÕES E TRANSMISSÃO DO JOGO DO BRASIL

A iniciativa conta ainda com o apoio institucional e a articulação do Lions Clube de Arujá, que se colocou à disposição para colaborar com o desenvolvimento do projeto, discussão de ideias e futuras parcerias estratégicas para a implantação.

Com o avanço dos estudos e trâmites administrativos, a administração municipal reafirma o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de inclusão, assistência social e saúde, consolidando uma rede de atendimento qualificada para a população que mais necessita.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui