A prefeita Mara Bertaiolli deu início, neste sábado (27/06), às obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Pedro, em Cezar de Souza, a primeira unidade Porte III de Mogi das Cruzes e a maior e mais completa da rede municipal de Atenção Básica. Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do evento de assinatura de autorização para o começo dos trabalhos, que também contou com uma edição especial da Rua+Feliz, levando serviços e lazer à comunidade.
Localizada na avenida João XXIII, a nova unidade contará com a primeira Sala Lilás – para atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência doméstica – implantada em UBS na cidade, quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e capacidade para atender 16 mil moradores, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e fortalecendo a assistência na região leste da cidade.
A construção da unidade conta com investimentos de R$ 6,7 milhões referentes à devolução de recursos do exercício de 2025 da Câmara de Mogi à Prefeitura, além de R$ 3,3 milhões provenientes do Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Durante a cerimônia, a prefeita Mara Bertaiolli destacou que a nova UBS representa um marco para a saúde pública de Mogi e reforça o compromisso da administração municipal em ampliar o atendimento humanizado à população. “Estamos iniciando a construção da maior e mais completa UBS de Mogi, com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, consultórios modernos, salas de vacinação, farmácia, atendimento odontológico, psicologia e assistência social, além da estrutura planejada para oferecer acolhimento, dignidade e eficiência. Esta unidade já nasce com um diferencial muito importante. Aqui teremos a primeira Sala Lilás instalada em uma UBS de Mogi, oferecendo acolhimento especializado às mulheres vítimas de violência, com psicólogas e uma equipe preparada para cuidar dessas mulheres com respeito, proteção e atendimento humanizado”, afirmou.
A prefeita destacou que a obra também representa respeito ao dinheiro público. “Conquistamos investimentos do Governo Federal, mas contamos com a parceria da Câmara Municipal, que devolveu R$ 6,7 milhões para a Prefeitura e escolheu investir aqui, beneficiando diretamente os moradores de Cezar de Souza, porque em Mogi existe união entre os poderes e quem ganha é a população”, enfatiza.
A UBS Jardim São Pedro será construída em uma área de 2.120 metros quadrados, com mais de 1.024 metros quadrados de área edificada, seguindo o novo modelo arquitetônico do Ministério da Saúde. A estrutura contará com 13 consultórios, sendo nove médicos e quatro odontológicos, salas de vacinação, farmácia, espaços para acolhimento, procedimentos, atividades coletivas, além de áreas administrativas e ambientes voltados à integração das equipes.
O projeto também contempla espaços preparados para práticas comunitárias de promoção da saúde, sustentabilidade ambiental e acessibilidade.
O georreferenciamento realizado pela Prefeitura aponta que a região da futura unidade possui uma população estimada em cerca de 25 mil moradores. Por isso, a UBS contará com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, ampliando significativamente a cobertura da Atenção Básica no bairro e nas regiões vizinhas.
A população também destaca a importância da nova UBS. A moradora e liderança da Vila Nova Aparecida, Débora Celeste de Almeida Souza, apontou que milhares de famílias serão beneficiadas. “Hoje, muitas pessoas precisam procurar atendimento em outras unidades, que acabam ficando sobrecarregadas. Com a nova UBS teremos um atendimento melhor e mais próximo da população, desafogando outros postos de saúde da região”, avalia.
Dorotéia Cristina de Almeida, liderança comunitária do Jardim São Pedro, compartilha a opinião. “Moro no Jardim São Pedro há 46 anos e a chegada desta UBS é motivo de muita alegria para nós. É uma obra que traz esperança, mais acesso aos serviços de saúde e mais qualidade de vida para toda a comunidade”, frisa.
A presidente da Associação dos Moradores do Bela Vista, Neusa Maria Ferreira, enfatiza que a nova unidade representa um avanço importante para toda a região. “A população cresceu e a demanda por serviços de saúde aumentou bastante nos últimos anos. Ter uma UBS mais próxima significa mais agilidade no atendimento e mais tranquilidade para as famílias”, completa.
*Avanços na Saúde*
A construção da unidade integra o conjunto de investimentos realizados pela Prefeitura para fortalecer a rede municipal de saúde. Entre os avanços recentes estão a entrega da primeira ambulância conectada do Samu da região, a inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança, do Núcleo de Tomografia Computadorizada, a revitalização de unidades básicas de saúde, a implantação do aplicativo Saúde+Segura, do canal Alô Mãe Mogiana e do Gripômetro, além de mais de 9 milhões de atendimentos realizados pela rede municipal em 2025.
Também participaram da solenidade os ex-prefeitos Junji Abe e Marco Bertaiolli – conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira de Macedo, o Farofa, além dos vereadores Bigêmeos, Edson Santos, Rodrigo Romão, Juliano Botelho, Maurinho Despachante, Mauro Araújo, Malu Fernandes, Priscila Yamagami, Vitor Emori e Otto Rezende.



























