Deixar uma conta corrente aberta e inativa pode acarretar em uma série de problemas, entre eles, a inserção no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Pensando na importância de orientar os consumidores e evitar um prejuízo maior, o Procon de Itaquaquecetuba oferece, gratuitamente, a orientação necessária para o encerramento da conta.
“Correntistas deixam de movimentar a conta e acreditam que dessa maneira efetivam o encerramento. Sem a baixa, pode haver cobranças de tarifas. Isso também é válido para contas que estejam vinculadas ao salário., explicou o diretor do Procon, Heitor Bera.
Em casos de conta conjunta, é importante que os titulares assinem o pedido ou nomeiem um representante por procuração. A devolução de cartões ou talões de cheques também deve ser feita e o banco entregará um recibo. Débitos automáticos devem ser cancelados e eventuais taxas ou tarifas já existentes devem ser pagas.
O encerramento de conta pode acontecer por iniciativa do banco e isso ocorre após seis meses sem qualquer movimentação. “É importante ressaltar que o consumidor pode encerrar a conta quando quiser, observando qualquer dívida, ou seja, não pode fechar sem pagar aquilo que já é devido”, acrescentou.
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, ressaltou que a população possui muitas dúvidas quando o assunto é conta bancária. “As pessoas abrem a conta corrente ao invés de conta poupança e ocasionalmente não sabem como funciona, o que tem de tarifa, o que é gratuito ou não. Por isso o Procon está à disposição para sanar dúvidas.”
“A população deve aproveitar a disponibilidade do Procon para não ter qualquer prejuízo. Nosso órgão do consumidor está pronto para orientar e fiscalizar”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues. O correntista pode procurar pelo atendimento na rua Dom Thomaz Frey, 89, na região central. O telefone é 4642-2005 e o atendimento é feito das 9h às 16h.