A Prefeitura de Itaquaquecetuba reinaugurou, na terça-feira (15), a Horta Mandala da Escola Municipal Ambiental (EMA) Nelson Barreto da Silva, localizada dentro do Parque Ecológico Mário do Canto. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação e propõe a educação ambiental para estudantes com o cultivo de hortaliças.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Governo, Marcello Barbosa, da secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, profissionais da educação, estudantes e convidados. “Em projetos como esse, percebemos o tamanho da dedicação em entregar o melhor aos estudantes. É um momento de conexão com o meio ambiente”, destacou o secretário de Governo.
A ação incluiu o plantio de 200 mudas realizadas pelos estudantes do 3º ano da EMEB Vereador Augusto dos Santos, que ficarão responsáveis pelo cultivo das hortaliças, como rúcula, couve, alface roxa e crespa e peixinho, uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), com sabor semelhante ao peixe frito.
A Horta Mandala tem formato circular, que otimiza o uso da água, diversifica o plantio e aproveita o espaço de forma inteligente. O local também estimula o trabalho coletivo e aproxima os estudantes da natureza em um ambiente urbano. “O projeto destina parte do cultivo para a merenda escolar, incentivando hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes, enquanto outra parte das hortaliças será destinada para as crianças compartilharem com as famílias”, contou a chefe da pasta.
O Instituto Itaquareia, parceiro do projeto, contribuiu para a revitalização do espaço com doações de terra adubada e mudas de hortaliças. “Agradecemos aos nossos parceiros que sempre investem em melhorias para o crescimento da cidade. Estamos felizes com mais essa entrega para que os estudantes tenham mais contato com a natureza. A educação sempre nos encanta com projetos que geram resultado”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Matheus Cruz