Com a presença de diretores, professores e coordenadores pedagógicos de 21 escolas de Arujá a Escola do Legislativo abriu oficialmente as atividades do ano letivo de 2025. O evento foi realizado na quinta-feira (20/2) no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Além de apresentar o calendário de atividades para esse ano, a Escola anunciou duas novidades: a participação inédita dos alunos do 5º ano (Ensino Fundamental 1) de escolas municipais e particulares no projeto Vereador Mirim e a realização, no próximo ano, do Parlamento Jovem – voltado a estudantes do ensino médio.
Os dois projetos têm como objetivos principais aproximar a comunidade do Poder Legislativo, ampliar o conhecimento sobre a atividade parlamentar e proporcionar aos estudantes uma vivência prática do trabalho feito na Câmara.
O projeto Vereador Mirim se desenvolve em cinco etapas:
Eleição do aluno que representará a escola como Vereador Mirim;
Visita institucional à Câmara Municipal;
Sessão Especial de Diplomação, Posse e Eleição da Mesa Diretora;
Realização da oficina para elaboração de projetos;
Sessão Especial de Discussão e Votação de projetos.
Já o projeto Parlamento Jovem, de autoria do vereador Leandro Larini (PL), está em fase de tramitação nas Comissões Permanentes da Casa.
Cidadania ativa
A presidente da Câmara de Arujá, vereadora Professora Cris ressaltou a importância da Escola no fortalecimento da cidadania de crianças e jovens. “Queremos que nossos alunos, crianças e jovens, exerçam a cidadania de forma ativa”, afirmou.
Atual secretário de Governo e autor do projeto de criação da Escola do Legislativo, Abel Franco Larini, o Abelzinho, disse que a adesão das escolas é fundamental para que o trabalho “chegue a todos os cantos e a todas as regiões da cidade e se destaque como exemplo de projeto de cidadania”.
O vereador Leandro Larini representou o Poder Legislativo e agradeceu a oportunidade. Em sua fala engrandeceu o trabalho feito pela Escola e destacou a importância do Parlamento Jovem como mais uma iniciativa para criar consciência sobre a atuação parlamentar.
Também estiveram presentes ao evento, o ex-vereador e coautor do projeto de criação da Escola, Luiz Fernando Alves de Almeida e a patronesse da Escola, a professora Ana Cristina Poli.
Presentes
Estiveram presentes ao evento de abertura oficial do Ano Letivo representantes das escolas:
EE Prof. Esli Garcia Diniz
EE República Dominicana
EE Pastor Carlos Richard Strautmann
ETEC Profª Luzia Maria Machado
Colégio Little Star
Colégio Ideal
Colégio Ipê
Colégio Arco Íris
Colégio Athenas
Colégio Hipercubo
Colégio Canadá House
EM Abílio Pinheiro André
EM Dra. Zilda Arns
EM Prof. Eufly Gomes
EM Julia Mitiê
EM Marisa Aparecida Pendeza
EM Milton Barbosa
EM Sidônia Nasser do Prado
EM Bairro do Retiro
EM Amadeu de Angelis
Calendário
O calendário completo das atividades da Escola do Legislativo pode ser consultado na página: www.camaraaruja.sp.gov.br/escola.