A Prefeitura de Mogi das Cruzes já deu início nesta quinta-feira (31/10) às adequações necessárias para receber o público do Dia de Finados, que será oficialmente neste sábado (02/11). As interdições no entorno dos cemitérios, importantes para facilitar a locomoção das pessoas com segurança, já começaram a ser feitas nesta quinta e serão repetidas nesta sexta-feira e também no sábado.
No Cemitério São Salvador, as interdições são feitas na rua Senador Dantas, entre as ruas Julio Prestes e Carmela Dutra e na rua Julio Prestes, entre a Otto Unger e a Senador Dantas. A alternativa para quem vem da avenida Antonio Nascimento Costa é a rua Francisco Borges Vieira.
Já no Cemitério da Saudade, as interdições acontecem na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, entre a rua José de Carlo e José Pedro Naure e na rua José de Carlo, entre a Capitão Joaquim de Mello Freire e a Francisco Rodrigues Passos. Em todos os dias, as mudanças têm início às 5h20 e se estendem até as 18h30.
As intervenções no trânsito são feitas e monitoradas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Onde elas ocorrem, foram implantadas placas de orientação e há também agentes de trânsito, para orientar o público.
O comércio no entorno dos cemitérios também passou por adequações em função da data. No Cemitério São Salvador, o público conta com 14 barracas comercializando velas, flores e itens alimentícios. Já no Cemitério da Saudade, serão quatro, com os mesmos itens. A seleção dos empreendedores é feita antecipadamente, mediante chamamento conduzido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
A expectativa é receber cerca de 100 mil pessoas ao longo desses três dias, porém é importante frisar que a presença de visitantes depende de fatores como o clima (ocorrência ou não de chuva), que pode afetar o comparecimento de familiares e amigos aos cemitérios.
Vale lembrar que, durante esses três dias, não é permitido fazer trabalhos de manutenção em sepulturas, como construção, reforma, pintura e limpeza. Os serviços podem voltar a ser feitos normalmente a partir deste domingo (03/11). A medida é adotada todos os anos pela Prefeitura, para evitar transtornos dado o aumento de visitantes nesse período.
Para facilitar a visita aos cemitérios São Salvador, Saudade e Sabaúna, é possível encontrar a localização exata das sepulturas acessando o site da Prefeitura. O acesso é rápido: basta digitar o nome completo de quem deseja e o sistema oferece o local exato em que a pessoa está sepultada. A consulta também poderá ser feita durante o feriado na administração dos cemitérios.
Clique aqui para acessar o serviço de localização de sepulturas
O Cemitério da Saudade, no distrito de Braz Cubas, é hoje o maior da cidade, com mais de 15 mil sepulturas, além de 340 sepulturas de crianças e 3.529 nichos/sepulcros de permissão e de concessão. O Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, possui 9,8 mil sepulturas. Já o Cemitério de Sabaúna conta com 400 sepulturas. Em 2024, houve 2.149 sepultamentos, 1.743 exumações e 133 pedidos de traslados nos três cemitérios. O horário de funcionamento dos cemitérios é das 8h às 18h.