Nesta segunda-feira (21/10), a rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes realiza o Dia D de Combate ao Bullying, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, que acontece no dia 20 de outubro. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes por meio do Grupo de Trabalho de Prevenção a Violência, visa aprofundar o diálogo com os alunos e profissionais das unidades escolares, estimulando ações e reflexões sobre o tema no ambiente escolar.
As atividades do Dia D buscam promover a empatia, respeito e convivência saudável nas unidades escolares. “É preciso ter um diálogo aberto nas escolas, o que faz com que os alunos se sintam acolhidos e confiantes para denunciar qualquer tipo de bullying. Por isso, é fundamental que a gente continue falando abertamente sobre esse problema e trabalhando para criar um ambiente escolar mais seguro e respeitoso para todos”, destacou a secretária de Educação, Marilu Beranger.
Para fortalecer a prevenção do bullying, o Grupo de Trabalho propôs ações práticas para o Dia D. Entre elas, estabelecer regras claras e campanhas visuais contra o bullying; formar um comitê anti-bullying envolvendo professores, coordenadores, pais e alunos; fortalecer os Conselhos Mirins das escolas para mediar conflitos e promover respeito; implementar um sistema de denúncias anônimas e realizar atividades de conscientização e integração para as crianças, com dinâmicas e oficinas para fomentar empatia, respeito e resolução pacífica de conflitos.
A programação também conta com a indicação de filmes, como “Matilda” (1996), “Zootopia” (2016), “WiFi Ralph: Quebrando a Internet” (2018) e “Extraordinário” (2017). O objetivo é utilizá-los em discussões ou atividades educativas, promovendo reflexões e aprendizados significativos sobre o assunto. Além disso, foi enviado para as unidades escolares um cartaz para a divulgação da data.
Para mais informações sobre o tema, foi encaminhado para as unidades escolares o Guia de Combate ao Bullying, material com foco na prevenção e no combate a esse tipo de violência. A publicação traz informações sobre o que é bullying, suas diferentes formas, as legislação vigente, as consequências para as vítimas e como identificar e lidar com a situação, tanto para pais e educadores quanto para a própria escola. Ele também oferece dicas e sugestões de atividades para trabalhar o tema com as crianças.
O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data de conscientização e reflexão sobre a importância de criar ambientes escolares seguros e respeitosos para todos os estudantes. Neste dia é reforçado o compromisso de unir esforços e trabalhar na prevenção e erradicação desse problema, garantindo que as escolas sejam espaços acolhedores e livres de violência.