Mais de 3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema visitam o Pavilhão da 3ª Festa Literária de Guararema (FLIG), que segue até domingo (20) com atividades lúdicas, interativas e divertidas, além do público em geral, que também pode prestigiar a programação disponível.
O passeio com os alunos começa em cada uma das escolas, sempre com a devida autorização dos pais e/ou responsáveis, com o embarque nos ônibus, que os conduzem até a Ilha Grande, que novamente está sediando o Pavilhão da FLIG.
Ao chegar no local, os alunos se divertem na “Ilha do Picapau Amarelo”, animados pelos personagens da obra e neste espaço, além de visitar os stands de diferentes expositores e ter contato com diversas obras literárias, as crianças da Pré-Escola participam da contação de história “Memórias de Emília”.
A próxima parada, no caso dos alunos do Ensino Fundamental, é a Estação Guararema, onde, em parceria da Educação de Guararema com a ABPF, os alunos embarcam no trem rumo à Vila de Luís Carlos. Na charmosa Vila, recebem pipoca para acompanhar a peça teatral “Cuidado com a Cuca”, encenada pela Trupe Contos e Fuxicos e, no retorno, recebem um kit lanche nutritivo.
Ao longo do ano, os alunos coletaram latinhas de alumínio, que foram comercializadas pelas Diretoras das Escolas, e o dinheiro está sendo revertido em livros para os acervos escolares, unindo educação ambiental e educação financeira aliadas à leitura, numa iniciativa multidisciplinar.
Os mais de 4 mil alunos, de todas as Escolas Municipais, recebem um livro de presente, sempre condizente à idade da criança, e alusivo à obra de Monteiro Lobato. Além disso, todas as ilustrações da FLIG são assinadas pelo Atelier Marko Brajovic.
“A FLIG é uma das estratégias adotadas pela nossa Rede para incentivar a leitura, com obras literárias indicadas para cada faixa etária, o que estimula a busca por conhecimento e ainda traz diversão e cultura, tanto para os alunos da Rede Municipal quanto para as crianças e famílias visitantes”, afirma a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.
Programação
O fim de semana também será recheado de atividades ao longo de todo o dia. O ‘Pavilhão das Editoras’ funciona de maneira fixa na Ilha Grande, das 10 às 20 horas aos sábados e das 10 às 19 horas aos domingos, onde o público pode conhecer e adquirir livros dos mais variados gêneros.
A programação completa está disponível em https://www.guararema.sp.gov.br/eventos e também nas redes sociais da Prefeitura de Guararema (Instagram e Facebook).