A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que o sistema de limpeza pública funcionará normalmente durante os dias de eleição. Em reunião realizada entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e a empresa responsável pelo serviço, foi decidido que o efetivo completo será mobilizado. A limpeza será intensificada durante a semana e especialmente após o término da votação, com o objetivo de recolher materiais impressos espalhados nas proximidades dos colégios eleitorais.
Reforço na segurança
A Secretaria Municipal de Segurança anunciou que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes atuará em parceria com a Polícia Militar para garantir a segurança das eleições no próximo dia 6 de outubro. Em um planejamento integrado entre as forças de segurança e a Prefeitura, a GCM ficará responsável pela segurança das urnas nas escolas municipais, tanto antes quanto durante a votação. Também acompanharão a recolha das urnas ao final do processo eleitoral.
A GCM, que desde o dia 16 de setembro realiza a segurança do Cartório Eleitoral, terá uma equipe dedicada à escolta das urnas, com um total de 140 guardas civis mobilizados para o final de semana eleitoral. No sábado e domingo, 65 guardas estarão em serviço por dia, além de 10 agentes específicos para a escolta. Além disso, rondas serão intensificadas nos locais de votação para evitar infrações, como a prática de boca de urna.
O número de emergência da Guarda Civil Municipal, 153, funcionará 24 horas durante o período eleitoral.
Mobilidade urbana e transporte
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana também divulgou o esquema especial para o trânsito nos dias de votação. Agentes de trânsito estarão nos pontos de maior movimentação para orientar pedestres e motoristas. Haverá interdições na Rua Professor Flaviano de Melo, próxima ao cartório eleitoral, e na Rua Ulisses Borges de Siqueira, em Braz Cubas, conforme solicitado pela Justiça Eleitoral.
A Prefeitura também confirmou que a gratuidade do transporte público coletivo está garantida no dia das eleições, facilitando o acesso dos eleitores aos locais de votação.
Escolas municipais
Sessenta escolas municipais de Mogi das Cruzes estarão à disposição da Justiça Eleitoral. A preparação das unidades começa em 4 de outubro, com dois a três servidores por escola para auxiliar no processo eleitoral no dia da votação.
Essas ações visam garantir que o pleito ocorra com segurança, ordem e tranquilidade para todos os eleitores da cidade.