Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento promove atividades gratuitas em 40 municípios entre os dias 2 e 4 de agosto, resgatando a memória do sistema ferroviário paulista.
Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, destacando a importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. É um meio não só de locomoção, mas também de histórias, vivências, trocas e experiências.
“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai resgatar essas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
*Guararema*
Em Guararema, um dos destaques da Jornada do Patrimônio será o evento “Dois Girassóis”. Dois girassóis encontram um oásis interno, interior. Dedilham músicas autorais, músicas do mundo e forrós! Recordam que é possível, em meio a toda a distância física e emocional, encontrar lugares de paz e calma. Com uma voz serena e instrumentos à postos, incluindo sanfona, viola caipira, bodhran, moringa e caixa do divino, desvelam um pouco desse interior que é caipira por excelência. Incentivam as pessoas a amar a beleza e a harmonia. O evento acontece no Trem de Guararema, localizado na Rua Dr. Falcão, 4 – Centro, no dia 4 de agosto, às 16h30.
A Jornada do Patrimônio promete ser uma celebração rica em cultura e história, trazendo à tona a importância das ferrovias para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Não perca essa oportunidade de reviver a história e participar das diversas atividades oferecidas!