SEGURANÇA AMPLIA ATUAÇÃO DA GCM E FORTALECE PATRULHAMENTOS EM SUZANO

0
96

A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano encerra 2021 com uma série de ações e melhorias realizadas para proteger a população de Suzano. Por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), houve operações, forças-tarefas e aquisição de equipamentos para atender às mais de 6 mil ocorrências registradas desde janeiro.

As ações durante o período foram promovidas pelas equipes de patrulhamento, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), do Canil e da Patrulha Maria da Penha, todas reforçadas com especialização para atuar em situações cotidianas e especiais.

Uma das iniciativas da secretaria foi adquirir armamentos de vários calibres, coletes e escudos balísticos e suporte tecnológico em sistemas e computadores. Também houve melhorias em viaturas e motocicletas, que receberam incrementos e manutenções.

Estas adições fazem parte da estratégia de fortalecer a atuação das equipes na cidade, um dos pontos que mais motivou trabalhos na cidade ao longo de 2021. Por isso, outro trabalho movido pela pasta foi a criação da Base de Segurança Integrada (BSI), equipada para monitorar e atender ocorrências de forma rápida na região central.

Localizada no antigo coreto da Praça João Pessoa, a estrutura está em funcionamento desde o mês de novembro, auxiliando principalmente a Central de Segurança Integrada (CSI) no Paço Municipal a direcionar equipes e tendo agentes de prontidão para atuar na área.

“A nova BSI era um projeto antigo que finalmente saiu do papel. Com essa unidade, podemos monitorar de forma mais próxima e estratégica a área central de Suzano. Além de estar conectada às principais vias municipais, a base fica ao lado da Estação Suzano da CPTM. A população só teve a ganhar com ela, pois sempre haverá um grupo pronto para agir na região da cidade que tem o maior fluxo de pedestres”, disse o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima.

Operações

Outro grande trabalho foi o reforço nas patrulhas em pontos específicos da cidade. Denominadas “Operações Saturação”, elas reuniram todos os grupamentos da GCM com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil para atuação em áreas e períodos pré-determinados, principalmente com patrulhamentos, bloqueios e outras ações rápidas para combater o crime.

Considerando apenas os últimos três meses, a pasta atuou bastante nos bairros Jardim Casa Branca, Jardim Varan, Jardim Revista, Jardim Alterópolis e Parque Palmeiras, administrando vários casos e denúncias durante as atividades. Estas operações estavam diretamente relacionadas a pontos específicos que registraram maior número de ocorrências na cidade.

Ocorrências

O balanço geral também foi positivo nos atendimentos. Entre chamados, denúncias e flagrantes, a GCM esteve presente um total de 6.053 ocorrências no ano de 2021. Entre as principais atuações estão 227 apreensões, 197 atendimentos a alarmes disparados, socorro às vítimas em 68 ocasiões e busca por 108 produtos de roubo e furto.

“Independentemente do que seja, atendemos a todas as ocorrências para proteger e ajudar os cidadãos, pois este é o nosso maior objetivo. Atuamos em mais de 6 mil casos, sempre contando com a cooperação da principal beneficiada, que é a população”, disse a comandante da GCM, Rosemary Caxito.

“Todos trabalhamos para que as pessoas tenham a segurança e a tranquilidade de andar em seus bairros, voltar do trabalho e viver normalmente, por isso buscamos melhorar todos estes pontos, algo com o qual seguiremos atentos em 2022. Sabemos dos desafios para proteger e cuidar da cidade, mas é a nossa função e estamos aqui para isso “, concluiu o secretário.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui