Nesta quinta-feira (4), o Pró-Criança de Arujá abriu suas portas, porém, terá sua recepção treinada neste final de semana, para que, a partir da próxima segunda-feira, dia 8, comece a funcionar de segunda a segunda. O atendimento será voltado para crianças de 0 a 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias) e o Pró-Criança está localizado na rua Pedro de Toledo, esquina com a rua Carlos de Campos, na área central, perto do INSS.
O Pró-Criança funcionará 24 horas todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, e será referência em Pediatria. Ficarão à disposição da população pediatras diurnos e noturnos, além de um médico que acompanhará a evolução dos pacientes na observação ou emergência, equipe de enfermagem e demais funcionários. Terá ainda assistente social e psicólogo no local, para realizar acolhimento especializado.
O espaço conta com 902m² de terreno, sendo que 528m² são de área construída. O prédio, totalmente acessível, dispõe de seis leitos de observação e dois leitos de emergência; três consultórios médicos; sala de curativo; sala de inalação; sala de triagem; recepção para 30 lugares; dispensário interno de medicamentos; sala de esterilização de materiais; sala de raio-x; almoxarifado; sala administrativa; refeitório; vestiários para funcionários e entrada exclusiva para ambulância estrategicamente posicionada próxima à sala de urgência.
O secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, agradeceu a colaboração de todo o time da pasta e a oportunidade. “A criança tem necessidades diferentes dos adultos e ela precisa de um acolhimento especializado. Mais de 3,5 mil atendimentos pediátricos passavam por mês pelo PAM Barreto e agora esses pacientes vão passar pelo Pró-Criança”, assinalou.
O deputado e presidente da Alesp, André do Prado, também elogiou o aparato disponibilizado na unidade.
O Pró-Criança é um Pronto Atendimento Infantil, que amplia e humaniza o serviço de Pediatria com equipe médica e de enfermagem especializada, atendendo de acordo com a classificação de risco realizada na chegada de cada paciente.
A unidade, cuja construção foi orçada em R$ 3.339.115,78, teve verba oriunda de emenda parlamentar do então deputado federal Marco Bertaiolli (hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).
O Pró-Criança de Arujá será referência em Pediatria na região, concentrando todos os atendimentos. Deste modo, as crianças de 0 a 12 anos incompletos não precisarão mais serem encaminhadas até o Pronto Atendimento Central (PA) e nem para o Pronto Atendimento Municipal (PAM) do Barreto.
Para atendimento no Pró-Criança de Arujá bastará aos pais e responsáveis levarem os filhos com seus documentos pessoais (do adulto responsável e do menor) e o cartão do SUS da criança, lembrando que o equipamento passa a funcionar no próximo dia 8.