Desde a madrugada desta sexta-feira (23/02) equipes da Prefeitura de Santa Isabel estão espalhadas pela região central da cidade, onde atuam na manutenção e limpeza dos locais atingidos pelas enchentes. São mais de 100 pessoas trabalhando na recuperação do município.
De acordo com a Defesa Civil local, por volta das 17h30 de quinta-feira, em trinta minutos choveu 110 milímetros, uma quantidade histórica para o município. Desde que o pluviômetro foi instalado em Santa Isabel, nunca houve um registro de chuva tão forte.
Dentre os prejuízos catalogados estão: a queda de 18 árvores; o deslizamento de seis barreiras; e 38 casas afetadas pelas águas. Além disso, comércios foram atingidos pelas cheias. Nas primeiras horas da manhã, um caminhão pipa limpou as principais ruas do centro.
De acordo com a Defesa Civil, a chuva não foi detectada pelos radares, portanto, não foi emitido um alerta do Estado para que o município se preparasse para a condição atípica. A equipe técnica afirma que funcionários da Secretaria de Serviços Municipais, Segurança e Trânsito e servidores de outras Pastas estão empenhados na recuperação da cidade.
A fim de mitigar os prejuízos trazidos pela tempestade histórica, o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, emitirá ainda nesta sexta-feira um decreto que enquadrará Santa Isabel em Estado de Calamidade Pública. A medida possibilita compras e obras emergenciais, além de garantir formalizações para o recebimento de recursos estaduais e federais.
“O que aconteceu em Santa Isabel ontem foi imprevisível e lamentável. Infelizmente a região central da cidade teve muitos prejuízos, principalmente nos comércios.
A Prefeitura está agindo de forma rápida e com firmeza, a fim de prestar todo apoio à população. Estamos buscando ajuda do Estado para que tenhamos auxílio nesse momento crítico”, disse o prefeito.
FUNCIONAMENTO
Devido às fortes chuvas de ontem (22/02), os órgãos públicos administrativos de Santa Isabel não funcionarão hoje (23/02). As equipes da Prefeitura estão realizando a manutenção e a higienização dos espaços.
Além dos órgãos administrativos, o Centro de Atendimento Municipal Infantil (CAMI); o CAPS Centro de Atenção Psicossocial e o Pré-Centro também não funcionarão.
Nesta sexta-feira e neste sábado o estacionamento rotativo também está suspenso em Santa Isabel.
Para mais informações, acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Santa Isabel ou ligue 4656-1000.