Na manhã de hoje, 06, seiscentos alunos de quatro escolas da rede estadual participaram da formatura do PROERD, na cidade de Ferraz de Vasconcelos. O evento aconteceu no espaço Montreal, situado no bairro tanquinho, e contou com apresentação de números de mágicas, palhaços e até um robô. Equipes da ROCAM também fizeram a alegria dos alunos ao circularem no espaço com os sinais luminosos e sonoros acionados.
A cerimônia de hoje contou com a presença do deputado federal Rodrigo Gambale, do capitão Kaio de Siqueira Domingues, comandante da 3ª companhia do 32º batalhão, da Prefeita da cidade, Priscila Gambale, do vice Daniel Balke, do presidente da câmara Hordilei Martin Pereira, do também vereador Alexandro Santos Alves Silva, além da secretária de educação Paula Trevisoli e da diretora Claudia Nogara, todos eles discursaram no sentido de enaltecer a importância do programa e agradecer ao empenho dos policiais militares instrutores das matérias.
Ao final, aconteceram sorteios de vinte pares de ingressos para o clube Magic Cyt, além de 20 bicicletas, fruto de recursos arrecadados pelos instrutores por meio de eventos realizados nas escolas.
Mas afinal, o que é o PROERD?
É um programa educacional de resistência às drogas e a violência que completa 30 anos no estado de São Paulo. Nele, policiais qualificados, fardados e armados ministram aulas utilizando a metodologia ativa e socioemocional durante dez semanas, nesse período, as crianças aprendem estratégias de como resistir as propostas de ingressar no mundo das drogas e a tomarem decisões mais acertadas e seguras sobre o assunto.
No segundo semestre de 2023, os seiscentos alunos se tornaram Proerdianos, com isso, se tornam multiplicadores dos princípios do programa, além de propagar a proposta e mensagem de uma vida mais segura e saudável.