MOGI DAS CRUZES COMPLETA 463 ANOS COM SHOWS, ENTREGA DE OBRAS E PROGRAMAÇÃO PARA TODO O MÊS DE SETEMBRO

0
161

Mogi das Cruzes completa 463 anos na sexta-feira, dia 1º de setembro, com uma programação elaborada pela Prefeitura – a Mogi Fest 463 anos – que inclui shows musicais, entrega de obras e serviços públicos, além de eventos programados para o mês de setembro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O destaque para o final de semana são as apresentações musicais que acontecerão no Pró-Hiper, sempre a partir das 18 horas. No dia 1º, o hasteamento da bandeira do Brasil acontecerá às 9h, no prédio da Prefeitura. Mais tarde, às 14h, o Festival Gospel animará o público no Pró-Hiper.

A programação musical noturna inclui o cantor Péricles na quinta-feira (31/8), o grupo Falamansa e Felipe Araújo na sexta-feira (1º/9), Toni Garrido no sábado (2/9) e o grupo Roupa Nova no domingo (3/9), fechando as apresentações. Também no dia 1º de setembro, às 14 horas, acontece o Festival Gospel no Pró-Hiper. O ingresso para os shows é solidário: 1 quilo de alimento não perecível, que será encaminhado ao Fundo Social para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio das instituições sociais cadastradas.

Confira a programação completa no site mogidascruzes.sp.gov.br

Para garantir a tranquilidade do público, a Secretaria Municipal de Segurança preparou um grande esquema, que contará com reforço no efetivo de guardas municipais, vigilância eletrônica e inteligência, além de parcerias com as Polícias Civil e Militar. Toda a área no entorno do Pró-Hiper terá policiamento reforçado, com o apoio de câmeras e a utilização de veículos como motos e viaturas incorporados recentemente à frota da corporação. A comunicação com as Polícias Civil e Militar será permanente, com o objetivo de garantir a maior agilidade possível no atendimento de eventuais ocorrências.

Mobilidade

Também nos arredores do Pró-Hiper, nos horários de maior movimento, haverá uma viatura do Departamento de Trânsito em cada rotatória e na estrutura viária próxima ao Mercado do Produtor.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana também irá monitorar as necessidades de intervenção, com equipes de plantão.

A partir das 22h, além dos horários regulares, serão disponibilizados ônibus reservas como reforço no Terminal Estudantes. Porém, não serão ônibus de linhas específicas, mas sim para atendimento aos bairros, conforme a demanda de passageiros.

Fundo Social

O Fundo Social de Mogi das Cruzes se fará presente nas comemorações dos 463 anos de Mogi das Cruzes com a arrecadação de itens, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade em toda a cidade, por meio das instituições sociais cadastradas. Nos quatro dias do Mogi Fest, no espaço do Pró-Hiper, o Fundo Social estará presente coletando um quilo de alimento não perecível de todos aqueles que forem prestigiar a festa e puderem contribuir.

O pedido é para que as pessoas doem preferencialmente pacotes de arroz, feijão, óleo e leite em pó. Estes são os produtos que as entidades cadastradas no Fundo Social fazem uso em maior quantidade, portanto são os itens prioritários nas arrecadações, para atender de forma mais assertiva as instituições sociais e, por consequência, as famílias e comunidades por elas assistidas.

Agricultura

No dia 1º de setembro, data de aniversário de Mogi das Cruzes, a Secretaria de Agricultura celebrará o aniversário do tradicional Mercadão, o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes, que completará 165 anos no mesmo dia de nossa cidade. Neste dia, o espaço funcionará das 7h às 12h.

A comemoração se inicia às 9h, com o Projeto Futsuro Para Todos, que realizará uma apresentação demonstrativa de Kobudo Para-Kobudo Okinawa — técnica de defesa dos trabalhadores rurais no Japão. A programação também terá muita música com um pocket show do artista mogiano Ulisses Garcia e a apresentação do grupo da Sinfônica Mogi.

No dia 28, das 9h às 14h, alunos da rede municipal de ensino irão participar do evento “Mais que Mel – Cultivo da Abelha / Primeira Infância”, que será realizado na Ilha Marabá e na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes.

As flores tomarão conta do Mercado do Produtor Minor Harada no dia 29, das 17h às 22h, com o “Festival de Flores de Primavera”. O evento terá a exposição e o comércio de flores ornamentais e insumos. No dia 30, o Mercadão receberá a promoção da safra de nêsperas, destaque na produção agrícola da cidade. Das 9h ás 14h, a Secretaria de Agricultura e o Centro Universitário Braz Cubas estarão no local para a distribuição de cartilhas e o preparo de receitas a base da fruta.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social também estará presente na programação do aniversário da cidade, com a prestação de serviços essenciais que visam a garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com esse intuito, ela promoverá no dia 9 de setembro, em parceria com a Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária, um mutirão no Centro de Artes, Esportes e Desenvolvimento (CAED), em Cezar de Souza.

A força tarefa visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade e prestar orientações acerca de inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), e todos os potenciais benefícios derivados desse cadastro, além de orientações dos serviços prestados no CRAS Cezar de Souza, que é a unidade de referência para pessoas em situação de vulnerabilidade do distrito.

A Assistência Social também terá, ao longo do mês, uma nova ação no âmbito do programa Conduz, que será na Loja da Economia Solidária, no Mercado Municipal. O espaço é utilizado para fins de capacitação profissional e ações de empreendedorismo, voltados para pessoas e grupos que passam pelo processo de superação de vulnerabilidades.

Também constam na agenda de setembro um mutirão de serviços essenciais e prestação de orientações sobre direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade na Vila Brasileira e uma exposição para mulheres empreendedoras, na Incubadora Social, em Jundiapeba.

Educação

A Secretaria de Educação está organizando o tradicional Desfile Cívico-Militar em comemoração ao aniversário da cidade de Mogi das Cruzes, que retornará neste ano com o tema “Mogi, Cidade da Criança”. A estimativa é de que 3 mil pessoas participem do evento no dia 7 de setembro, a partir das 9h, na Avenida Cívica. As unidades escolares estão se mobilizando junto às instituições e secretarias municipais para apresentar as ações, projetos e programas voltados para a Primeira Infância, entre outras atividades. As forças militares da cidade também estarão presentes.

No dia 14 de setembro, a Secretaria de Educação fará o lançamento da nova edição da revista “Meu Lugar”, que terá como tema Jundiapeba. O evento será na Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba (Aprojur) e é voltado para a comunidade local e parceiros envolvidos no projeto.

A publicação, produzida pelo Departamento Pedagógico da Pasta, destaca bairros e distritos da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento. O trabalho foi aprovado recentemente para II Seminário Nacional de Educação Integral, na Universidade Federal da Bahia, que acontecerá de 4 a 6 de setembro em Salvador.

A programação terá duas entregas importantes com as autorizações de duas obras esperadas pela população. No dia 14, será a autorização da obra da nova escola de Biritiba Ussu e no dia 28, a nova unidade escolar de Taiaçupeba.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial para comemorar o 463º Aniversário de Mogi das Cruzes. Para o dia 15, às 10 horas, está marcada a inauguração do CIAS – Complexo Integrado de Atendimento à Saúde, no bairro do Rodeio, unidade com mais de 3 mil metros quadrados e espaços projetados para abrigar diferentes serviços de saúde.

O primeiro serviço que entrará em operação será o UnicaFisio, com atendimento para quem tem mais de 60 anos e estrutura humanizada e acessível, além de equipe de atendimento multiprofissional, como fisioterapeutas, nutricionista e terapeuta ocupacional. A UnicaFisio atua em duas frentes: a Fisioterapia e Reabilitação, direcionada para pacientes com limitações físico-motoras, e a Promoção da Saúde, que oferece atividades físicas monitoradas para melhorias na qualidade de vida.

No dia 16, das 9 às 15 horas, será realizado o Mutirão de Saúde da Mulher, no Posto de Saúde de Jundiapeba. Entre os atendimentos programados estão consultas de ginecologia sem necessidade de agendamento, mas regulados pelo sistema de distribuição de senhas, inserção de DIU (dispositivo intrainterina) em pacientes pré-selecionados e triagem para novos atendimentos do Programa de Planejamento Familiar. Outros serviços programados são coleta de Papanicolau e testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites.

No domingo, dia 17, será a vez do Programa Saúde Itinerante levar diferentes serviços para o Mercado do Produtor “Minor Harada”. A partir das 7 horas, equipes técnicas de diferentes setores estarão na feira para realizar atualização de cadernetas de vacinação, orientação odontológica, atividades educativas do Samu, auriculoterapia e automassagem. O Centro de Controle de Zoonoses fará a vacinação de cães e gatos contra a raiva.

Procon

O Procon de Mogi das Cruzes também marcará presença na programação especial de Aniversário da Cidade. No dia 21 de setembro, das 10 às 16 horas, será realizado o Atendimento Móvel do Procon no Largo do Rosário, com ações educativas para representantes dos comércios da cidade, além de orientações aos consumidores.

Habitação Social

A Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária terá, dentro da programação de aniversário da cidade, dois importantes lançamentos: o Planta Popular com Acessibilidade e também o Portal da Habitação. Ambos atendem às diretrizes da Secretaria, de ampliação, aprimoramento e aplicação das políticas de Habitação de Interesse Social.

O Planta Popular com Acessibilidade será uma nova modalidade do já existente Planta da Casa Popular, que disponibilizará um modelo de planta acessível, incluindo todas as instalações e adequações previstas em lei, para o atendimento efetivo de pessoas com deficiência. Além do modelo, a Secretaria disponibiliza um técnico para orientações no projeto.

O programa também garante a documentação necessária e projeto aprovado, para que a construção seja feita de acordo com todas as normas construtivas e urbanísticas do município. É, portanto, um suporte, para que a pessoa com deficiência construa sua moradia de maneira legal e com todas as adequações necessárias, de forma que suas necessidades sejam plenamente contempladas.

Já o portal da Habitação será um novo sítio eletrônico, que reunirá todas as informações e serviços referentes à Habitação de Interesse Social do município. Nele, cidadãos, empresas e demais públicos poderão obter informações sobre empreendimentos imobiliários voltados para a população de baixa renda, terão link de acesso ao Cadastro Municipal de Habitação, que reúne atualmente mais de 42 mil inscrições e também a outras ações que alicerçam o programa Mogi Meu Lar, como o programa de regularização fundiária e programa estadual Viver Melhor.

O Planta Popular Acessível e o portal da Habitação serão apresentados ao público pela primeira vez no dia 9 de setembro, um sábado, no Centro de Artes, Esportes e Desenvolvimento (CAED), em Cezar de Souza, a partir das 9 horas.

Transparência e Dados Abertos

Em setembro, a secretaria de Transparência e Dados Abertos vai lançar para a população três importantes ferramentas de acompanhamento de ações públicas municipais: o novo Portal da Transparência, que já está em fase de testes e terá uma navegabilidade mais simples e intuitiva; o Portal de Obras, onde o munícipe poderá acompanhar o andamento das obras públicas municipais; e o Plano de Ação em Governo Aberto, instrumento que vai garantir compromissos da Prefeitura de Mogi das Cruzes para solucionar os desafios priorizados pelos próprios cidadãos nas consultas públicas realizadas recentemente.

Desenvolvimento Econômico e Inovação

No dia 12 de setembro, haverá o lançamento da pedra fundamental do PIPA HUB (Plataforma Integrada de Projetos Avançados), no prédio 2 da Prefeitura. Este espaço será voltado para a geração de negócios, desenvolvimento de ideias, formação empreendedora e qualificação profissional com foco em fortalecer o ecossistema local de inovação. O HUB terá no mesmo local startups, médias e grandes empresas, investidores, bancos de fomento, instituições de ensino, serviços e equipamentos públicos municipais para empreendedores e cidadãos que buscam tecnologia desenvolvimento.

No dia 19 o Mogi Conecta Jundiapeba será inaugurado já com um Mutirão de Empregabilidade. O equipamento será revitalizado, terá espaço de cowork e internet gratuita, sala para treinamentos e eventos, além do atendimento do Mogi Conecta Emprego e do Sebrae Aqui. O objetivo é descentralizar estes serviços para a região oeste da cidade.

Já no dia 21, Mogi das Cruzes terá a Conferência Municipal da Juventude. Um evento aberto ao público onde palestrantes convidados falarão sobre temas importantes pera o amadurecimento dos jovens para o mercado de trabalho e desenvolvimento profissional, além de questões sobre as políticas públicas voltadas à juventude. Também haverá painéis temáticos para discussão com os jovens.

E do dia 26 ao dia 28, a cidade recebe o Caqui Inova 2023, evento com foco em tecnologia e inovação que terá como tema “Conectando Inovação”. Nessa 2ª edição, o evento será expandido aos municípios da região. Realizado pelo Polo Digital de Mogi das Cruzes e pelo Conselho Municipal de Inovação (CMIT). Haverá palestras, painéis, mentorias, workshops, batalha de robôs, impressão 3D e muito mais. As inscrições poderão ser feitas no link caquiinova.com.br, a partir do dia 06/09.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui