Preocupados em garantir acesso à informação para todos, a Prefeitura de Itaquaquecetuba instalou novas ferramentas de acessibilidade em seu site institucional. Agora o portal possui leitor de tela para pessoas com deficiência visual. Ao clicar em uma notícia, a ferramenta aparece logo abaixo do título. Basta dar play e ouvir.
“Trabalhar a inclusão digital é uma das metas da nossa administração. Não só no site como em programas, cursos e materiais inclusivos, também fazendo o possível para eliminar barreiras arquitetônicas”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
O recurso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas também está disponível. A ferramenta VLibras funciona a partir de um avatar que traduz o conteúdo. É só clicar no ícone azul que mostra duas mãos, do lado direito da página, e depois no trecho que deseja traduzir.
Para pessoas com baixa visão, é possível aumentar o tamanho da fonte, acessando o ícone “tT” e também melhorar a percepção das cores (alto contraste), no ícone com um círculo dividido, ambos do lado esquerdo da página.
As ferramentas foram implementadas em uma parceria entre as secretarias de Governo, por meio do Centro de Processamento de Dados (CPD), e da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania.
“Estamos garantindo acesso à informação e à inclusão digital. Queremos que todos saibam o que a nossa gestão tem feito na cidade e participem. Isso também é um gesto de cidadania e políticas públicas”, destacou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
“Desde que a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania passou a abranger mais coordenadorias, incluindo pessoas com deficiência, temos promovido ainda mais inclusão com a adesão ao programa TODAS in-Rede e na oferta de cursos em parceria com a APAE”, finalizou a chefe da pasta, Hadla Issa.
Foto: Divulgação