Entre os dias 27 e 28 de novembro, a Prefeitura de Guararema, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, juntamente com as Administrações Municipais de Santa Branca e Salesópolis, vai promover o 1º Avistando Sasaguá, um conjunto de palestras e eventos de observação de aves para a população interessada.
O 1º Avistando Sasaguá é a junção do evento Avistando Guararema, que ocorre no município desde 2016, com atividades desempenhadas pelas cidades de Santa Branca e Salesópolis.
Durante o evento, que tem como objetivos o Turismo Sustentável e a Conservação da Biodiversidade, os participantes sairão para observar aves e terão acesso a conteúdos específicos sobre o tema, por meio de palestras com renomados profissionais relacionados ao assunto.
A Observação de Aves, ou Birdwatching, é um movimento crescente no mundo, responsável pela movimentação de bilhões de dólares em turismo e viagens, reunindo estudiosos, conservacionistas e praticantes de todas as idades. Além de agregar conhecimento sobre preservação ambiental, trilha-se um caminho para o turismo sustentável, onde há pouco ou nenhum impacto na natureza e pode haver um incremento considerável no comércio da cidade.
Para participar, os interessados devem acessar o link e realizar a inscrição. O evento acontece através de “Ingresso Solidário”, onde os participantes deverão levar 1 kg (um quilo) de recicláveis, secos e limpos.
O termo Sasaguá é a junção dos nomes dos municípios que compõe a ação (Santa Branca, Salesópolis e Guararema). O evento é uma realização das Prefeituras destes municípios em parceria com a SAVE Brasil e a Associação Colibri, com apoio do Guararema Parque Hotel, Sítio Macuquinho, Museu da Energia de Salesópolis, Buriki Educacional e Suzano S.A.
Programação
O 1º Avistando Sasaguá tem início em 27 de novembro, no Guararema Parque Hotel, às 8 horas, com o Café da Manhã. Às 9 horas, ocorre a primeira saída para observação de aves, na trilha Jacarandá, no hotel. No mesmo dia, a partir das 13h30, ocorre a abertura do evento mediado por Santa Branca, na Fazenda Taboão, antigo NEA da empresa Suzano, localizado em Santa Branca. Às 14 horas, os participantes participarão da palestra “Observação de aves – introdução e contexto local”, no mesmo local.
Já no domingo, a programação tem sequência às 8h30, no Sítio Macuquinho, em Salesópolis, com o Café da Manhã. Às 9h30, está programada a segunda saída para observação de aves, no mesmo local.
A programação completa do evento está nos sites das prefeituras das três cidades.