NOVO HORIZONTE EM MOGI RECEBE CONJUNTO DE ENTREGAS COMO PARTE DO PROGRAMA VIVA SEU BAIRRO

0
249

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou no sábado (17/06) um conjunto de entregas no Novo Horizonte, como parte do Programa Viva Seu Bairro. Com a presença do prefeito Caio Cunha, a programação incluiu o lançamento da obra do parque, a entrega da urbanização da chamada “Área Verde”, a distribuição do documento do Plano de Bairro e da cartilha de entregas já realizadas. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG), por meio do Participa Mogi, e faz parte de uma diretriz da atual gestão que direciona investimentos nos bairros, garantindo mais qualidade de vida para os moradores.

“Manhã de trabalho e de conquistas para os moradores do Novo Horizonte. Uma região que passou décadas esquecida, sem intervenções importantes para garantir o cuidado e a dignidade destas famílias. Hoje (17/6), viemos acompanhar a entrega das intervenções de urbanização, com pavimentação de vielas, instalação de lixeiras, além da área verde, com infraestrutura para lazer e qualidade de vida, e o início das obras para a construção de um Espaço de Brincar. Cuidar das pessoas e promover inclusão e oportunidades é converter a boa política em transformação de vidas. Por isso, vamos em frente! Cuidando da nossa cidade e valorizando a nossa gente”, disse o prefeito, que esteve no Novo Horizonte ao lado do secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto.

Também compareceram ao evento no Novo Horizonte o presidente da Câmara, Marcos Furlan, e os vereadores Eduardo Ota, Edson Alexandre Pereira, o Edinho, e Malu Fernandes. A deputada federal Tabata Amaral e a deputada estadual Marina Helou prestigiaram as entregas, pois destinaram recursos, por meio de emendas parlamentares, que auxiliaram na execução do projeto.

As entregas tiveram início às 10h30, na rua Lourdes Aparecida Costa (Área Verde), e prosseguiram às 11h30, na rua Paulo Ono, 47 (quadra). O secretário municipal do Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, afirmou que as entregas foram a consolidação de um processo intenso de colaboração entre população e poder público, que teve início em março de 2022.

“As entregas que aconteceram neste sábado são fruto de um trabalho coletivo, que partiu de um diagnóstico popular, ao lado de um diagnóstico técnico do bairro, com o objetivo de construirmos uma imagem plural e o mais representativa possível do Novo Horizonte. Essa construção coletiva proporcionou uma visão do Novo Horizonte do futuro, a ser alcançada por meio de um conjunto de ações com implementação prevista para curto, médio e longo prazo, a partir do pacto firmado entre poder público e população”, disse.

Entregas

O Plano de Bairro é o documento que formaliza este pacto e registra todo caminho percorrido. Durante vários meses, várias secretarias municipais estiveram no bairro para ouvir as demandas da população e criar políticas para a melhoria e transformação da região. Todo planejamento foi realizado a partir de conversas com os moradores. Ao todo, foram realizados 13 encontros, totalizando 30 horas dedicadas à escuta, envolvendo 10 secretarias municipais e 11 temáticas diferentes.

Além do espaço de escuta assegurado à população, diversas ações previstas pelo plano já foram entregues antes mesmo de sua publicação: a obra de infraestrutura urbana na área verde (pavimentação, iluminação, instalação de corrimão e pintura), a construção das lixeiras comunitárias e do parquinho na entrada da Viela 18, ações de educação ambiental nas creches e na área verde, ações culturais voltadas à primeira infância, ações esportivas, pintura da sinalização de trânsito, oferecendo maior segurança, ações de acolhida do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a instalação das tabelas de basquete na quadra do bairro.

O Novo Horizonte também foi contemplado com a construção de horta comunitária em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, além da oferta de cursos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, proporcionando o empoderamento da juventudes e o incremento das suas chances no mercado de trabalho. Outro curso oferecido foi o Lidera Mogi, para dar aos moradores ferramentas para o monitoramento da execução do plano.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui