SESC TAUBATÉ RECEBE SHOW INÉDITO COM O ENCONTRO DOS VIOLEIROS IVAN VILELA E MORENO OVERÁ

0
605

No dia 02 de junho de 2023 (sexta-feira), às 20h, com entrada gratuita, acontece o Encontro de Violas (Show) com Ivan Vilela e Moreno Overá no Sesc Taubaté, que fica na Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, em Taubaté (SP).

O show promove um memorável encontro entre Ivan Vilela (@ivanvilela10cordas) e Moreno Overá (@morenoovera.violeiro), dois importantes violeiros contemporâneos, para uma prosa violada, permeada de causos, músicas autorais e clássicos da viola brasileira.

Ivan Vilela é um virtuose da viola de dez cordas (viola caipira) e transita com naturalidade entre os contextos erudito e popular, sendo tanto um exímio instrumentista e compositor de complexas obras, como um reconhecido pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Artista do Vale do Paraíba, tem uma produção musical que bebe de inúmeras fontes, indo de variados gêneros musicais das culturas populares – como o cururu – à música erudita, do Clube da Esquina aos Beatles, da canção popular à composição clássica.

Moreno Overá é músico e compositor, natural de Campinas (SP) vivendo atualmente em São Luiz do Paraitinga (SP). Intérprete e compositor versátil, atua no circuito musical desde 1985, apresentando-se com diversos grupos de diferentes estilos em muitas cidades dos estados brasileiros e também em países como Argentina, Chile e Colômbia. Desde 1999 dedica-se à viola caipira e a difusão do folclore brasileiro de uma maneira contemporânea e descontraída. Toca e canta por todo o Brasil, principalmente em festas folclóricas do Vale do Paraíba. Integrou o grupo Tarancón de 2009 a 2015.

Os caminhos desses dois artistas se cruzaram em 2018, momento em que Ivan Vilela, como curador do selo SESC na série de CDs intitulados “Viola Paulista”, pode conhecer com mais profundidade a obra do violeiro Moreno Overá, que participou desta coletânea lançada em CD e nos streamings.

Neste show, Ivan Vilela explora todo o potencial de sua técnica para a viola caipira, que inclui pinçar com os dedos da mão direita as suas dez cordas de modo independente e não apenas os pares de cordas – como é a técnica corriqueira do instrumento. Além de situar a viola e a cultura caipira dentro do espetáculo, aproximando o público também da história do instrumento.

Já Moreno Overá, que além de compositor e poeta, é um exímio instrumentista de viola, se utiliza das formas tradicionais do universo caipira como base para uma leitura contemporânea da nossa história, unindo pontas aparentemente distantes, inspirando o público a não entrar em um estado de desenraizamento cultural.

Uma oportunidade para conferir o trabalho desses artistas emblemáticos do universo da viola brasileira em um encontro inédito, que celebra a viola brasileira e a cultura popular.

Mais informações: https://www.instagram.com/ivanvilela10cordas/

https://www.instagram.com/morenoovera.violeiro/

https://www.instagram.com/sesctaubate/

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui