PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES RECEBE SUBIMPÉRIO DA FESTA DO DIVINO 2023

0
194

O prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu na tarde desta sexta-feira (12) o subimpério da Festa do Divino 2023. A solenidade – conduzida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini – contou com a presença do prefeito Caio Cunha, dos festeiros Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e dos capitães de mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina.

O momento de fé e devoção ao Divino emocionou os servidores que puderam conferir a solenidade e renovar a fé em meio ao dourado, vermelho e branco, cores símbolo da festividade religiosa e folclórica que neste ano tem como tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a Fé e a União nas famílias”.

Durante a solenidade, o prefeito Caio Cunha cumprimentou as autoridades e todos os presentes, agradeceu ao bispo e àqueles que se dedicam para que a festividade aconteça. “Peço ao Divino que Mogi das Cruzes seja uma cidade de paz, justiça e prosperidade. Por diversas vezes declaro que o Espírito Santo flua na nossa cidade. Passamos por um período difícil da pandemia e agora retomamos a economia, Mogi das Cruzes é recorde na geração de emprego. Temos a oportunidade de declarar que o Espírito Santo é bem-vindo aqui na cidade, que com seu fruto nos acolhe e orienta”, disse o Prefeito.

O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, agradeceu o apoio da gestão Caio Cunha. “Nesse tempo de subimpérios inaugurados, a bênção recaia sobre Mogi das Cruzes para a novena, alvorada, procissões e também a quermesse. Agradecemos o apoio da Prefeitura, isso para a festa é realmente fundamental e com isso vamos abençoar o subimpério”, conclui o Bispo.

A Secretária Municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, reforçou a importância da festividade para a cidade. “A festa do Divino de Mogi das Cruzes, além de um vetor de cultura e economia, valoriza a história da cidade e movimenta a economia de toda a região”, frisou.

Exposição “Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – Professora Amália Thereza Manna de Deus”

Para complementar a extensa programação da Festa do Divino 2023, a secretaria de Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou a exposição “Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – Professora Amália Thereza Manna de Deus”, que ficará aberto à visitação gratuita no Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. As obras apresentadas são do acervo mantido pela Associação Pró-Festa do Divino com fotos, cartazes, obras de arte, livros, objetos devocionais, bem como materiais de divulgação e registros, que conduzirão os visitantes pela história da festividade.

Festa do Divino 2023

No ano em que se completam 410 anos de fé e devoção ao Divino Espírito Santo, “Divino Espírito Santo, fortalecei a Fé e a União nas famílias” é o tema da festividade religiosa e folclórica, em que os festeiros são Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e os capitães de mastro são Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. Os casais estão empenhados em proporcionar um evento grandioso, com uma programação religiosa e festiva, de 18 de maio, que se inicia na residência dos festeiros (os deste ano residem na Vila Suíssa) e termina, no dia 28 de maio, com a incineração dos pedidos e o fechamento do Império, instalado tradicionalmente na Praça Coronel Benedito de Almeida, no Centro de Mogi das Cruzes.

A Entrada dos Palmitos, será às 9 horas, no dia 27 de maio; a Passeata das Bandeiras, com cortejo pelas ruas centrais no entorno da Catedral de Sant´Ana, onde ocorrem as missas da Novena, do dia 19 a 27 de maio, às 19 horas, com um padre celebrante por noite; e a festiva Quermesse, no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Najar” (com acesso pela Avenida Cívica), no Mogilar. Neste espaço, estão instaladas 28 barracas de instituições diferentes, que comercializam os quitutes mais saborosos, como o tradicional tortinho e o saboroso afogado, que alimentam e abençoam. Aliás, há uma variedade de 130 pratos, entre pratos doces e salgados. Nos dois sábados (20 e 27), às 15 horas, ocorre a Missa Campal.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui