A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará neste sábado (29/4), a partir das 14 horas, o Mutirão Área Verde Mais Verde no bairro Residencial Novo Horizonte. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, o evento acontecerá na rua Lourdes Aparecida Costa e é resultado de um amplo trabalho de mobilização da comunidade do bairro. A programação incluirá pintura e inauguração de lixeiras, ações voltadas à geração de renda e reciclagem, além de plantio comunitário.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, explica que o projeto tem como objetivo deixar o bairro mais bonito, colorido, além de fortalecer as pessoas que trabalham com reciclagem. “Esta é mais uma ação que prioriza a participação popular e a economia criativa, dois pilares da gestão Caio Cunha. Estamos realizando um grande trabalho no Novo Horizonte, ouvindo as pessoas, entendendo as suas necessidades e construindo soluções em conjunto, sempre de forma democrática e transparente”, observa.
O trabalho no bairro incluiu uma campanha porta a porta de conscientização dos moradores sobre o uso das novas lixeiras comunitárias, que foram construídas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. A conscientização também envolveu os moradores envolvidos com a recielagem e contou com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, com a ajuda de técnicos especialistas na área e alunos da região que fizeram o Curso de Educadores Ambientais, oferecido pela pasta.
O objetivo foi explicar aos moradores do bairro a importância da separação correta do lixo, sua destinação nas novas lixeiras e o caminho que os materiais seguem durante o processo de reciclagem. Quando realizada de forma organizada, a reciclagem proporciona várias vantagens à comunidade, como redução do volume de lixo, aproveitamento de materiais recicláveis e geração de renda, além do respeito ao meio ambiente local.
Lucas Porto acrescenta que o trabalho no bairro faz parte do Programa Viva Seu Bairro, que teve sua primeira fase justamente no Novo Horizonte e já também atendeu Jundiapeba, com a construção da Escola Viva, da Praça da Cidadania, as obras do esgotamento sanitário, entre outros. Todos os projetos são focados na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento do bairro.
O projeto da Administração Municipal conta com a parceria do Instituto Ikone Global e é desenvolvido em conjunto com a Urban95, da Fundação Bernard van Leer, comprometida com a primeira infância e o redesenho de espaços públicos buscando a integração das políticas públicas nos territórios atendidos. As intervenções seguem etapas pré-definidas, que incluem escuta, cocriação, intervenção e avaliação.
Espaço de Brincar
No dia 13 de abril, foi inaugurado em Jundiapeba o 2º Espaço de Brincar, instalado no Conjunto Habitacional Bezerra de Mello, em Jundiapeba. O trabalho foi realizado desde setembro e incluiu todo um processo de participação popular e engajamento com a comunidade, envolvimento dos equipamentos públicos, revitalização urbana com a reforma da quadra, construção de um parque naturalizado, além de arborização e pintura em colaboração com a população por meio de dois mutirões.
Além disso, também foi instalada uma academia para a terceira idade, tabelas de basquete, transformação para uma quadra poliesportiva, ações para melhoria de gestão de resíduos do território e realização de arte urbana com artistas locais.