O mês de março apresentou saldo positivo de 493 novos postos de trabalho em Mogi das Cruzes, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, divulgados nesta tarde (27).
O setor de serviços foi o destaque com 430 novos postos de trabalho. As áreas que mais contrataram foram a de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
Já a construção civil também foi importante para o resultado, com saldo de 121 contratações.
Com isso, o total no estoque de empregados no município cresceu 0,46% em relação ao mês anterior.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o PROMAE e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.
“Mais emprego na cidade significa mais renda e qualidade de vida para a população. Nosso objetivo é ter o mogiano trabalhando em Mogi – por isso o mantemos o esforço da gestão municipal em ações de capacitação profissional, conexão entre quem busca emprego e quem precisa de mão de obra, assim como nos incentivos às empresas”, avaliou o prefeito Caio Cunha.
Em 2021 o município teve saldo positivo de 4.661 vagas e no ano passado esse número saltou para 7.211 novos postos de trabalho.
“O crescimento no saldo de empregos no município é constante nos últimos dois anos; sabemos que ainda é preciso fazer mais e por isso continuamos investindo esforços nas políticas públicas voltadas ao incentivo da permanência e instalação de novas empresas na cidade”, lembrou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura.
Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho a Pasta oferece o programa Mogi Conecta, que possui unidades localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba. As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e do CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br.