ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE DE MOGI SEGUEM UNIDAS NO ATENDIMENTO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

0
183

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social, continuam atuando em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, para acessar pessoas em situação de rua que fazem uso problemático de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas e também pessoas nitidamente debilitadas, em condições precárias de saúde.

Na última sexta-feira, após denúncia, foi feita uma abordagem conjunta em uma pessoa idosa que se encontrava em situação de saúde aparentemente crítica, na região central da cidade. A pessoa já é acompanhada pela Secretaria de Assistência Social e equipes do Centro POP e SEAS, porém, diante do agravamento de suas condições, foi atendida in loco também por um médico da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do atendimento médico, os agentes sociais novamente estabeleceram diálogo, em busca de referências familiares e ofertaram o encaminhamento para o acolhimento institucional. Diante da recusa por parte da pessoa, o que já havia ocorrido anteriormente, as equipes agora buscam contato com familiares, para tentar a reaproximação e retomada dos vínculos.

O trabalho faz parte da rotina das equipes da Assistência Social, sempre com o intuito de retirar a pessoa da situação de risco e vulnerabilidade e permitir a retomada da autonomia, da dignidade e da qualidade de vida.

O serviço é ofertado de forma contínua e programada, numa busca ativa que identifique, nos territórios, pessoas em situação de rua. A proposta é atender as pessoas identificadas durante as buscas nos territórios e também via solicitação recebida da comunidade por telefone ou e-mail. Para a atividade programada, uma equipe de agentes sociais consideram locais onde há maior incidência de pessoas em situação de rua.

A região central, praças e logradouros públicos são considerados prioridade no itinerário, por concentrar maior número de pessoas nestas condições. No atendimento à pessoa em situação de rua, o Serviço de Abordagem Social busca aproximar, identificar, apresentar o serviço, avaliar e fazer o encaminhamento mais adequado, conforme o caso.

A proposta de saída das ruas e os encaminhamentos realizados são construídos voluntariamente com as pessoas que estão nesta condição e podem resultar no retorno famililiar, atendimento em serviços de saúde, retorno ao município de origem, acolhimento institucional ou orientação socioeducativa.

Quem identificar uma pessoa em situação de rua e condição de vulnerabilidade social e quiser acionar o serviço especializado em abordagem social pode abrir a solicitação durante a semana, até as 20 horas e, aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h. O telefone é o (11) 9.7096-0923 (Whatsapp). Já o e-mail é o centropop.semas@mogidascruzes.sp.gov.br. Todo atendimento à população de rua é pautado no respeito aos princípios dos direitos humanos.

Outra forma de identificar pessoas em situação de rua na cidade é o atendimento feito diretamente no Centro POP, que é a unidade de referência para o atendimento a este público. Neste caso, é a pessoa que acessa o equipamento. O Centro POP faz uma triagem inicial, registra os dados da pessoa, escuta seus relatos e, a partir do que for informado, faz os devidos encaminhamentos. Trata-se de um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, composto por uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, agentes sociais e auxiliares de apoio administrativo.

O Centro POP fica na avenida José Benedito Braga, 496, no Mogilar e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além do trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, ele também oferta atividades que buscam o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos e, assim, a construção de novos projetos de vida.

Mais informações sobre o Serviço Especializado de Abordagem Social e atendimento à população de rua da cidade podem ser obtidas pelos telefones 4796-3862 ou 4790-1244.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui