A 1ª Paralimpíada Mogi reuniu na manhã desta sexta-feira (23/09) 300 paratletas, no Parque da Cidade. A ação foi uma festa de confraternização e incentivo à prática esportiva para pessoas com deficiência (PCD), no Parque Santana.
“Esta é uma grande conquista para os paratletas de Mogi das Cruzes. Queremos dar visibilidade a participação ativa dos PCDs em todas as áreas da nossa sociedade, desde a prática de esportes até o desenvolvimento de políticas públicas”, afirma o prefeito, Caio Cunha, em comemoração ao evento.
Os participantes competiram nas modalidades paradesportivas de futebol, atletismo, tênis, tênis de mesa, bocha adaptada, taekwondo e circuito funcional.
Todos os paratletas foram premiados com uma medalha de participação, já que o principal objetivo da Paralimpíada é estimular as pessoas com algum tipo de deficiência na prática esportiva.
A definição da data da Paralimpíada foi pensada em referência ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, que é celebrado em 22 de setembro. A cidade de Mogi das Cruzes é uma referência na revelação de paratletas. O município participa ativamente das competições deste nível desde o ano de 2008 e tem se destacado na conquista de medalhas em todos os torneios em que concorreu.
Além do prefeito, o evento contou com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira, do vereador Eduardo Ota e do coordenador da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Johnny Fernandes.