BANDAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MOGI SE DESTACAM NA CARAVANA SINOS

0
177

As bandas escolares da EM Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, e do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, participaram da Caravana Sinos, que terminou neste sábado (16/07) com um concerto especial no Theatro Vasques. Alunos e monitores do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola da Secretaria de Educação tiveram a oportunidade de participar de aulas e ensaios ao longo da semana com profissionais renomados do ensino de música.

Na última semana, os ensaios para a apresentação foram regidos por Joel Barbosa, criador do Método da CAPO para o ensino coletivo e individual de instrumentos, que atualmente é professor de clarineta e educação musical da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. “Estou impressionado com a disciplina, a atenção e a qualidade da formação musical que eles têm recebido. Este investimento não é só na educação, é um investimento no jovem, que é o futuro da cidade e o futuro do país. O objetivo principal é que eles conheçam outras maneiras de pensar e viver a música”, disse o professor.

A expectativa para o concerto era grande entre os alunos. “É emocionante. São muitos alunos que entraram na banda jovem neste ano e já termos uma apresentação como essa, marca”, disse Geovana Roberto Silva, que está a apenas quatro meses no projeto em Jundiapeba. No Botujuru, Beatriz Redondo Cozaiuc, que toca clarinete, aprendeu muito nos ensaios. “Ele tem toda uma experiência e é extremamente didático, fiquei feliz em ter essa oportunidade”. Cerca de 100 alunos se apresentaram.

Para os monitores este também foi um momento de aprendizagem. “Foi muito bom participar da Sinos, tenho uma grande admiração pelo professor Joel e vê-lo com os alunos que estou ensinado, foi muito gratificante. Todos absorvemos esse aprendizado”, disse Clayno Guilherme dos Santos, monitor de madeiras da EM Mario Portes, que atualmente também ensino os alunos do Cempre Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr.

“Foi uma semana de muito aprendizado e o concerto foi um sucesso, demonstrando o talento de nossos alunos e monitores. Ficamos felizes em participar de um projeto como este em nossa cidade”, disse o coordenador dos projetos de educação musical da Secretaria de Educação, Allan Caetano. As oficinas da Caravana Sinos foram ministradas por grandes professores instrumentistas e músicos brasileiros pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio de uma parceria com a Sinfônica de Mogi das Cruzes e a Prefeitura Municipal.

O projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” é realizado em 22 escolas municipais, sendo 15 bandas escolares e atende cerca de 11 mil alunos da cidade, oferecendo aulas de musicalização e ensino de instrumentos de sopros e percussão. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação, tem direção artística do maestro Lelis Gerson e atualmente é gerida pela Sinfônica de Mogi das Cruzes.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui