Por volta das 7h45 da manhã deste domingo a Patrulha Ambiental passou a monitorar e observar que o céu da cidade de Mogi das Cruzes estava sendo tomado por diversos balões, devido a direção do vento a maioria dos balões sobrevoaram sentido Pindorama e também Biritiba Mirim.
Na primeira ação os agentes municipais se deslocaram para o local aonde avistaram o primeiro balão e lograram êxito na apreensão de dois destes balões que caíram ainda com as suas mechas incendiárias acesas, sendo a primeira apreensão iniciada com a Patrulha Ambiental no Parque das Varinhas, nesta ação houve o apoio da Patrulha Rural que chegou logo em seguida prestando apoio para equipe Ambiental, ninguém foi preso e os responsáveis pela captura evadiram-se do local ao avistarem a viatura da Ambiental se aproximando do ponto da apreensão.
Na segunda apreensão o fato ocorreu distante do primeiro ponto, foi atrás do Casarão do Chá em uma área de agricultura cercada também de eucalipto, nesta última a Patrulha Rural juntamente com a viatura de área realizou o primeiro apoio e os agentes da Ambiental chegaram logo em seguida após verificaram que um outro balão que gerou reclamação já havia passado para o município vizinho de Biritiba Mirim. Em ambos os casos ninguém foi preso e não houve dano ao Patrimônio ou incêndio devido a ação rápida dos Guardas Municipais.
Todo o material apreendido irá ficar à disposição das autoridades, em um dos balões havia um símbolo indicando o bairro da capital paulista de Itaquera como sendo o local da origem do produto criminoso.
Participaram da ação em conjunta na manhã de hoje as equipes da ambiental e rural Cassese e Keller (ambiental), A. Santos, Bernal e Ribeiro (Rural), Nico e Andreotti (GCM de Área).