A definição de ousadia foi atualizada neste fim de semana, em Balneário Camboriú (SC). Tudo graças ao proprietário de uma Volkswagen Saveiro que, não apenas rebaixada, também ostentava a pintura da Polícia Rodoviária Federal em um encontro de carros modificados na cidade.
Com a caminhonete ganhando repercussão e dividindo opiniões nas redes sociais, a PRF se juntou à PM catarinense e à Guarda Municipal para apreendê-la. Munidas até de um helicóptero de apoio, as forças policiais removeram o veículo sob protestos.
Saveiro do fim do mundo
A Volkswagen Saveiro Surf que causou o grande causo do fim de semana já é bem conhecida nas redes de seu proprietário, que assina como Surfistinha do Duduuy no Instagram.
Segundo postagens do final do ano passado, o modelo já havia sido apreendido mesmo em sua cor original, provavelmente devido a modificações nas rodas e outros aspectos mecânicos.
Com provocações à PM do Paraná em sua página e a repercussão que a Saveiro decorada ganhou antes mesmo do evento, a PRF ficou sabendo das intenções com tempo de sobra, organizando uma operação que se destacou pela quantidade de agentes e veículos de apoio que incluíram um helicóptero.
https://www.youtube.com/watch?v=2_K1DUNo3KU
“Os agentes receberam diversas denúncias de exibição do veículo em redes sociais e também de que ele estaria no domingo em um evento automobilístico em um autódromo no bairro Nova Esperança”, disse a corporação em nota.
Em defesa da Saveiro
Logo após a chegada da PRF, houve correria para retirar a plotagem da Saveiro, que aproveitava a pintura azul da carroceria junto a adesivos listrados amarelos e detalhes de carro oficiais, como o telefone 191. A corporação afirmou que Surfistinha do Duduuy não estava presente no local, com seu pai se apresentando para prestar esclarecimentos.
Uma vez sem adesivos, o veículo já estava sendo rebocado quando presentes no evento começaram a subir na caçamba, a fim de evitar sua ida ao pátio, que ocorreu da mesma forma.
Dono se justifica
A Polícia Rodoviária Federal explicou que a Saveiro rebaixada infringiu o artigo 296 do Código Penal, que criminaliza o “uso de emblemas da administração pública por quem não pertence aos seus quadros”. A condenação por esse crime inclui de dois a seis anos de reclusão.
Com a Saveiro detida na PRF de Itajaí (SC), o proprietário do veículo se desculpou pelos transtornos mas se defendeu, dizendo que a ‘viatura’ chegou de guincho ao evento. “Meu carro é montado somente para eventos, em nenhum momento andei com ele na rua”, explicou.
Surfistinha do Duduuy também negou se tratar de um ato de provocação: “em nenhum momento fiz isso para prejudicar a PRF, mas para mostrar que carro rebaixado não é crime”.
Fonte: Revista Quatro Rodas