VISITA TÉCNICA AO HOSPITAL GERAL DE ARUJÁ REÚNE AUTORIDADES E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE

0
250

“De fato, o Hospital Geral é um sonho de todo arujaense. Moro na cidade há 37 anos e já ouvia lá atrás sobre esse sonho e, por todo esse tempo, a população de Arujá espera por essa conquista. Ouvi recentemente de um amigo uma reflexão sobre a tamareira: do plantio à primeira colheita é preciso esperar pelas tâmaras, aproximadamente, 100 anos pelo método tradicional, ou seja, alguém tem que plantar para poder colher e é isso que estamos fazendo. Só que o hospital deverá ficar pronto já em 2026”, comentou nesta terça-feira (02) o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, durante visita técnica à obra localizada na rua Major Benjamin Franco, esquina com a avenida Renova dos Santos.

O chefe do Executivo Municipal apresentou o 1º pavimento térreo juntamente com o vice-prefeito Betinho, o secretariado municipal, os vereadores de Arujá, representantes da sociedade, conselheiros municipais e a Imprensa.

O Hospital Geral de Arujá chega para desafogar cerca de 80% de toda a demanda da cidade e contará com uma estrutura completa com: unidade de Pronto-Socorro; Centros cirúrgicos; Unidade de Terapia Intensiva – UTI; Serviços de apoio e diagnóstico de imagem e Análises Clínicas ambulatoriais; Ambulatório de Especialidades para atendimentos de Ortopedia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Vascular e Neurologia, bem como Clínica Médica, Pediátrica, Psiquiatria, dentre outras especificações. A obra, considerada de grande porte, contará com cinco pavimentos, incluindo o térreo, com uma área construída de 10.673,07 m² em um terreno com uma área total de 9.490,77 m².

O secretário municipal de Obras, Bruno Hikari, pontuou o empenho dos trabalhadores e a quantidade de materiais que já foram utilizados na obra, sendo que a fundação contou com 694 estacas e já foram usadas 380 toneladas de aço. Esse 1º pavimento conta com 2.697,29 m².

Já o secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, destacou ainda que o hospital terá capacidade prevista para cerca de 100 leitos, sendo leitos clínicos/cirúrgicos (pós-operatórios), leitos pediátricos, leitos para cirurgias gerais e leitos para UTIs.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Thaise Novais, ressaltou a importância de um equipamento tão fundamental na saúde dos arujaenses.

Vale destacar ainda o importante auxílio do então deputado federal e atual secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, que intermediou o repasse do Governo Federal de R$ 35 milhões para construção da unidade, no final de 2019, e o apoio dado pelo Legislativo arujaense que, por sua vez, aprovou o empréstimo solicitado pelo Executivo de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica Federal, para complementar os recursos necessários à construção do Hospital Geral.

A megaobra se junta com outras importantes conquistas na área da saúde da cidade, como a UTI Neonatal, o Centro Avançado de Diagnóstico (Colonoscopia e Endoscopia), a construção em andamento do Pró-Criança e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, bem como a entrega das UBSs do Nova Arujá, Parque Rodrigo Barreto e do Jardim Emília (bairro onde está prevista a construção de nova UBS) totalmente repaginadas e modernizadas.

“A saúde de Arujá ainda tem muito a melhorar, porém, está melhorando muito. Em breve teremos o Pró-Criança e estamos batalhando também para trazer o Pró-Mulher, além de várias ações que a pasta da Saúde tem feito para melhorar a vida da família e do trabalhador arujaense. A obra do Hospital tem gerado muitos empregos indiretos e irá gerar também postos de trabalho diretos, o que vai movimentar a economia da nossa cidade. Além disso, é um sonho que, finalmente, saiu do papel e está tomando forma e se tornando realidade”, comemorou o prefeito Camargo.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui