Gestão atual entregou sete ecopontos e reformou a unidade que já existia
Investir na política de gestão da limpeza urbana é uma bandeira levantada pela atual administração da Prefeitura de Itaquaquecetuba que entregou, nesta semana, o oitavo ecoponto do município na Vila Augusta.
A unidade tem 700 m² e possui cinco caçambas e um coletor de lâmpadas para combater o descarte irregular, contribuindo com o meio ambiente e a paisagem urbana. Até 2021, a cidade contava com um ponto de coleta de entulho no Jardim Odete, que foi reformado para se adequar aos outros sete ecopontos entregues pela atual gestão.
“Precisamos acabar com o descarte irregular, tirar esses pontos de acúmulo de lixo que deixam a nossa cidade suja e prejudicam a saúde. Peço a colaboração de todos para que utilizem os ecopontos”, disse a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmin Zampieri.
A unidade recebe móveis desmontados, madeiras, recicláveis, resíduos de construção civil e lâmpadas. Cada residência pode descartar o limite de um metro cúbico (m³) por mês, o equivalente a dez sacos de cem litros.
Instalada no cruzamento da rua Manoel Preto com a estrada Antônio Felix dos Santos, o espaço funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h. “Os ecopontos estimulam a conscientização do descarte correto de lixo. Esse é o oitavo na cidade e em breve entregaremos mais”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Caroline Assis