VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SUZANO REALIZA CURSO DE BOAS PRÁTICAS PARA O COMÉRCIO DE ALIMENTOS

0
104

A Prefeitura de Suzano, por meio do setor de Vigilância Sanitária, promoverá na quarta-feira da semana que vem (29/03), entre 8h30 e 16h30, o curso “Boas práticas para o Comércio de Alimentos”. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os riscos de contaminação proporcionados por procedimentos inadequados no manuseio, preparo e conservação de alimentos. Os interessados em uma das 80 vagas que estão disponíveis podem se inscrever pelo link bit.ly/VigilanciaAlimentos.

A qualificação será realizada no anfiteatro Orlando Digenova, localizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682, centro), com orientação da professora Rita de Cássia Gomes de Oliveira, professora de Ciências Biológicas, pós-graduanda em Educação Continuada e Permanente e agente fiscal sanitária desde março de 2022. O público-alvo são empreendedores e trabalhadores do comércio de alimentos e serviços de alimentação.

Serão abordados os aspectos avaliados pela Vigilância Sanitária durante as visitas de rotina aos estabelecimentos, tais como as boas práticas na manipulação, preparo e distribuição das refeições, saúde e segurança do trabalhador do segmento e doenças transmitidas por alimentos (DTA). O curso será complementado com apresentação do Manual de Boas Práticas e dos documentos necessaŕios para a formalização e regularização dos estabelecimentos junto à Prefeitura de Suzano. Ainda serão discutidos os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) da atividade, assim como importantes fundamentos da microbiologia básica.

A professora ressaltou que o comércio de alimentos se torna uma ameaça à saúde dos consumidores quando os cuidados exigidos não são tomados e os procedimentos corretos desrespeitados. “Nosso objetivo é capacitar e conscientizar os empreendedores e trabalhadores do ramo quanto aos limites que podem existir entre promover saúde ou doença, no caso de alimentos contaminados nos processos de produção e distribuição”, orientou Rita de Cássia.

O diretor de Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz, ressaltou que a iniciativa do curso é da própria administração municipal e que há uma grande procura pela capacitação por parte dos profissionais do ramo. “Proporcionamos essa formação com um conteúdo fundamentado nas legislações sanitárias vigentes. Nós buscamos reforçar as práticas recomendadas para que os trabalhadores desse segmento estejam treinados para garantir a qualidade dos alimentos que são comercializados na cidade. Nossa função é zelar pela saúde dos munícipes, promovendo a orientação e o acompanhamento necessários para a execução correta dessas atividades”, destacou o diretor.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui