A Renova, empresa responsável pela limpeza urbana de Suzano, recebeu críticas de vereadores durante a sessão ordinária realizada na terça-feira (1º).
O vereador Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena, usou a Tribuna Livre para dizer que buscou o contrato da empresa no Portal da Transparência para saber o que é obrigação dela no município. “A Renova não está tendo comprometimento com a cidade”, afirmou ele, que pediu uma audiência pública para tratar do assunto.
Segundo Maizena, consta no contrato, entre outras coisas, que a empresa deveria fazer varrição mecanizada na cidade, algo que ele nunca viu. Além disso, informou que os Ecopontos, que são de responsabilidade da Renova, deveriam funcionar aos sábados, 7 às 11 horas.
O vereador Jaime Siunte (Avante), que preside a Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente, disse que Maizena poderia contar com ele para a realização da audiência. “Quarenta por cento dos requerimentos apresentados na Câmara são de limpeza e capinação”, justificou.
Já o parlamentar André Marcos de Abreu (PSD), o Pacola, destacou o descaso com a limpeza e capinação do Cemitério Municipal São João Batista, no Raffo. “O mato está mato alto e há somente um funcionário da Renova trabalhando lá. Não tem como manter um cemitério daquele tamanho com um funcionário só”, opinou.
Pauta
Na sessão, os vereadores aprovaram cinco itens, sendo quatro projetos de lei e uma moção. O projeto de lei do Executivo que dispõe sobre as diretrizes gerais do licenciamento ambiental municipal, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental, define critérios de compensação ambiental e revoga a lei complementar 315/2018 foi aprovado com a incorporação de uma emenda substitutiva.
Os outros projetos de lei que os vereadores votaram favoravelmente foram o que fixa o percentual para a revisão geral anual dos valores pagos pelo município em 2025 ao seu quadro de pessoal e dispõe sobre os benefícios “cesta básica” e “vale alimentação”; o que dispõe sobre a revisão geral anual das remunerações dos servidores da Câmara de Suzano para o exercício de 2025; e o que autoriza o Executivo a subvencionar a Santa Casa de Misericórdia de Suzano de abril a dezembro de 2025 para o desenvolvimento de suas atividades.
O vereador André Dourado (PT) teve aprovada uma moção que parabenizou Jairo Jacinto dos Santos pelos mais de 30 anos de trabalhos prestados como servidor estadual no Hospital das Clínicas de São Paulo e Suzano e pela excelente atuação como sindicalista.