Assuntos de impacto e de relevância nacional e internacional, além dos desafios na saúde pública em Arujá e a necessidade de enfrentamento à violência política de gênero, foram destaque nos discursos proferidos pelos parlamentares na Tribuna da Casa Legislativa durante a Sessão Ordinária de 12/5.
No Plenário, o colegiado ainda aprovou Moções de Parabenização e prestou condolências à família do pastor e ex-servidor público do Departamento Municipal de Trânsito, Antônio Rosa, falecido aos 74 anos. A homenagem póstuma foi proposta pelo vereador Juvenildo Barboza (PP) por meio de uma Moção de Pesar (40/2025).
A eleição do Papa Leão 14 foi ressaltada pelo vereador Divinei Silva (PL). Católico fervoroso, ele comemorou a escolha dos cardeais ao salientar que o novo Bispo de Roma possui “visões semelhantes a de seu antecessor” – o Papa Francisco. O parlamentar ainda falou de sua admiração pelo antigo pontífice e pelo seu “legado de altruísmo e caridade”.
Fabinho do INSS (PSD) demonstrou toda sua indignação diante do recente escândalo que envolveu a autarquia (Leia matéria completa aqui). Ele classificou as fraudes identificadas nas contas de aposentados e pensionistas “como um roubo cruel e silencioso”.
A saúde pública em Arujá foi o principal assunto abordado pelos vereadores Paulinho Maiolino (PSD), Tiago Ursão (MDB) e Professor Danilo (PSD). Eles trataram sobre o impacto da alimentação escolar na saúde, fiscalização de equipamentos públicos e os direitos dos profissionais de saúde.
Em uma ação conjunta com a Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê, a vereadora e presidente da Câmara de Arujá, Profª Cris (PSD), apresentou uma Moção de Repúdio (39/2025) contra a atitude do vereador Kleber Ribeiro (PL) da Câmara de Guarulhos. Ele está sendo acusado de, supostamente, praticar violência política de gênero.
Profª Cris lamentou o acontecido e condenou duramente o discurso de ódio e violência contra as mulheres nos espaços públicos. Cópias da propositura, lida e aprovada no Plenário, serão enviadas às vereadoras guarulhenses Janete Pietá (Rede Sustentabilidade) e Fernanda Curti (PT) e a todas as Casas Legislativas do Alto Tietê.
Homenagens
Duas Moções de Parabenização e Aplausos foram aprovadas pela Casa. A primeira de autoria do vereador Professor Danilo (PSD) foi direcionada à enfermeira Maria Helena de Oliveira Silva (Moção 28/2025) pelos seus 40 anos de dedicação à profissão. A outra (Moção 41/2025) reverenciou a atuação de Moacir Nogueira de Oliveira pelos “relevantes serviços prestados à segurança e prevenção de incêndios” quando da sua atuação como bombeiro. A iniciativa foi do vereador Pastor Moisés Chocolate (União Brasil).
Leitura
Ainda entrou para leitura o Projeto de Lei Legislativo 18/2025 de autoria do vereador Tiago Ursão (MDB), com respectiva emenda modificativa, que isenta doadores de sangue e de medula óssea do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos municipais.
Foram aprovados 55 indicações e 13 requerimentos.
A íntegra da Sessão Ordinária está disponível no canal oficial da Câmara de Arujá no YouTube.