O vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt, esteve na manhã de hoje (25) na Associação de Sementes do Futuro, no Jardim Maitê, para conversar com moradores e buscar soluções para os problemas das constantes enchentes que atingem o bairro. O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira, também participou do encontro a convite do parlamentar.
“No começo do mês, alguns moradores me procuraram para conversar sobre problemas de enchente que estão acontecendo no bairro. Eu me prontifiquei a lutar junto com vocês. Sabemos os pontos que temos que arrumar no bairro, do comprometimento que os moradores têm que ter um com o outro e com a Prefeitura para resolver esses problemas”, disse.
Os moradores relataram que recentes construções e aterros irregulares, acima do nível e na beira da represa de Taiaçupeba, são responsáveis pelo bloqueio da saída das águas das chuvas no bairro. Por isso, cobraram maior fiscalização da Prefeitura para conter as invasões.
Alguns moradores falaram que apenas cinco minutos de chuva são suficientes para alagar as ruas do bairro. Contaram ainda que há pessoas que chegam a ficar ilhadas por dias em suas casas. Outros, disseram ter sofrido prejuízos com móveis e eletrodomésticos mais de uma vez.
Os moradores ainda destacaram que o bairro está “abandonado” e há muita sujeira e esgoto pelas ruas. Outro problema é o túnel que liga o Maitê ao Jardim Colorado, que está sem iluminação, com vazamentos e também sofre com alagamentos.
Marcio Malt ainda destacou que ainda falta conscientização de alguns “maus moradores” que descartam entulhos e lixo nos córregos. “E quem paga a conta é quem faz tudo de forma correta”, completou.
Soluções
Após ouvir os moradores, Marcio Malt disse que irá enviar um ofício à Prefeitura para solicitar que faça a fiscalização para coibir as construções irregulares. Já o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos disse que, ainda na tarde de hoje, uma equipe iria fazer uma vistoria técnica na parte superior do túnel do Maitê para verificar as infiltrações. Ele também entrou em contato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que informou que enviará uma equipe ao bairro para fazer a limpeza da rede de esgoto.
Oliveira afirmou que, no dia 10 de março, será feita uma ação de zeladoria no bairro e reforçou a importância de os moradores fazerem denúncias de quem joga lixo e entulhos. “É importante fazer foto e registrar o horário”, informou. As denúncias devem ser encaminhadas para a Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007.
Visita Apae
Na sexta-feira passada (21), o vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Suzano para acompanhar as obras da quadra poliesportiva, que está em construção após envio da emenda de R$ 100 mil que o parlamentar conseguiu junto ao deputado federal Márcio Alvino (PL). “Essa conquista representa mais inclusão e qualidade de vida para os atendidos pela instituição”, disse Malt.
Durante a visita, o vereador também discutiu o projeto de ampliação da Apae. “É uma necessidade urgente, pois a demanda tem crescido e muitas famílias aguardam atendimento. Reforcei meu compromisso em trabalhar para viabilizar essa ampliação”, afirmou.
Marcio Malt informou que outro ponto importante da reunião foi o conforto térmico das salas de atendimento. “Me comprometi a buscar recursos para a instalação de ar condicionado em todas as salas, garantindo um ambiente mais adequado para alunos e profissionais.”
O parlamentar agradeceu a recepção da presidente da entidade, Silmara Reis, do vice-presidente Ronaldo Arthur; da diretora Paula Nakashima e do captador Sérgio Doria. “Parabenizo pelo trabalho incansável em prol da Apae. Seguimos juntos por mais avanços e me comprometo a ir em busca de mais recursos para a entidade”, garantiu.