‘Dono’ do partido, em gravação obtida por O Antagonista, diz que o presidente da República comunicou Ciro Nogueira, do PP, da decisão
O Antagonista teve acesso a um áudio que Valdemar Costa Neto (foto, à esquerda) enviou na tarde desta segunda-feira (8) ao seu principal assessor, em meio às notícias de que Jair Bolsonaro (foto, à direita) teria decidido se filiar ao PL.
Segundo Valdemar, o presidente da República já avisou a Ciro Nogueira, presidente do PP e ministro-chefe da Casa Civil, que vai para o PL. Ambos os partidos disputavam o passe de Bolsonaro.
“Eu sempre falo com o presidente, sempre tive contato com o Bolsonaro e agora as coisas andaram. (…) Ele falou comigo hoje que falou com o Ciro, e o Ciro entendeu. E nós vamos, então, tocar para frente esse assunto. Vamos ver quando que vamos fazer essa filiação.”
Valdemar afirmou também, na gravação, que os partidos da base de apoio de Bolsonaro precisam “se entender”.
“Hoje ele me informou que falou com o Ciro, com os outros partidos. Tem que se entender com todos. Nós temos que nos entender, para que todos sejam atendidos, porque política é isso.”
O ‘dono’ do PL, então, pelo tom da voz, coloca em dúvida eventual apoio do seu partido à reeleição de Arthur Lira, do PP, à Presidência da Câmara, em 2023 (essa interpretação é a mesma que outra pessoa do PL fez ao ouvir o áudio).
“Hoje o PP tem a Presidência da Câmara. Amanhã vamos querer a Presidência. Temos a reeleição do Arthur [Lira]. Vamos apoiar? E depois de nós vai vir o PRB [Republicanos]: todos têm que crescer. Se nós temos um grupo, temos que estar unidos.”
Ouça o áudio: