Os mogianos que identificarem lâmpadas queimadas na rede de iluminação do município podem fazer a solicitação de manutenção por dois aplicativos: o Mogi Iluminada ou o Colab. Ambos podem ser baixados gratuitamente pelo celular. Outra opção é por meio da Ouvidoria Municipal (telefone 156, opção 5). Um detalhe importante que agiliza o atendimento é a identificação do poste, uma sequência de cinco números que está visível em todos os postes de Mogi das Cruzes, em uma placa branca, instalada no braço de iluminação. Quando o cidadão informa o número do poste no pedido de manutenção, a equipe responsável pelo trabalho consegue executar o serviço com mais rapidez.
O secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, salienta que é muito importante que as pessoas façam o registro das demandas com o número dos postes: “A cidade é grande e a participação das pessoas agiliza o andamento dos serviços. Sempre que o cidadão observar uma lâmpada queimada, é importante fazer o pedido de reparo, seja pelos aplicativos ou pela Ouvidoria. O número do poste é um diferencial que permite maior precisão para a equipe de rua”, comenta.
Desde 2021, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem uma nova empresa responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública da cidade, escolhida por meio de licitação. A ganhadora do certame foi a RM Empreendimentos Eireli, que faz a manutenção da rede de iluminação existente no município.
Silveira explica que, pela legislação, o município é responsável pela manutenção de luminárias e dos braços de sustentação – por isso contratou a empresa. Já o fornecimento de energia é feito pela concessionária do setor, no caso a EDP. “Quando algum componente mais complexo é danificado, como um transformador, por exemplo, a EDP é acionada para providenciar a manutenção”, explica.
O contrato entre a Prefeitura e a RM prevê, além das trocas de lâmpadas, ações como expansão da rede de iluminação, reposição de cabos e outros componentes em casos de furtos – ocorrências que, infelizmente, são comuns.
De acordo com o gestor da RM, Wesley Feniman, quando o cidadão informa o número de identificação do poste, a equipe de manutenção consegue localizar a lâmpada com defeito assim que chega ao bairro e à rua indicada: “Se a pessoa apontar somente o número da casa, os funcionários chegam ao local e se deparam com três ou quatro postes próximos que podem estar com problema. É preciso testar um de cada vez para localizar a lâmpada correta. Este detalhe da identificação do poste significa uma importante agilização do serviço”, completa.
O gestor ainda orienta sobre a placa que deve ser informada: a EDP também instala placas de identificação na lateral dos postes, mas estas são vermelhas e servem apenas para a concessionária. “Para a troca de lâmpadas, o cidadão deve informar apenas o número da placa branca, que fica no alto do braço de iluminação”, finaliza Feniman.