A Universidade Guarulhos (UNG), por meio da Clínica-Escola de Pós-Graduação em Odontologia, está com inscrições abertas, até o dia 30 de agosto, para tratamento gratuito de doenças periodontais. Ao todo, são disponibilizadas 400 vagas para pacientes que tenham problema na gengiva ou ao redor de implantes dentários.
Após o tratamento, os pacientes serão acompanhados por um ano. O procedimento será realizado com a remoção mecânica das bactérias, incluindo raspagem das raízes dos dentes, cirurgias e uso de antimicrobianos. Este tipo de serviço não é disponibilizado em hospitais públicos e o custo em clínicas particulares pode ser muito alto.
Segundo a coordenadora do programa de pós-graduação em Odontologia da UNG, Luciene Figueiredo, o tratamento é necessário já que doenças periodontais e peri-implantares são infecções graves que podem levar a perda dos dentes e de implantes. “As doenças periodontais aumentam o risco para outras patologias no organismo, como doenças cardíacas e partos prematuros que, sobretudo, estão associados a uma alta carga de bactérias agressivas, que podem entrar na corrente sanguínea e causar infecções em outras partes do organismo”, explica a dentista e doutora em Periodontia.
Interessados em receber avaliação devem entrar em contato por meio do telefone/ WhatsApp (11) 2464-1726. O Centro de Estudos Clínicos da UNG fica no Prédio S do Campus Centro, localizado na Praça Tereza Cristina, 88, Guarulhos, São Paulo.
Excelência na Odontologia e no Tratamento Periodontal
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNG (Mestrado e Doutorado) é o único do Brasil em uma Universidade privada com nota 6 de excelência pelo MEC/CAPES. Em 2020 e 2021, a UNG ficou entre as 100 melhores do mundo no Ranking de Shangai na categoria pesquisa científica em “Dentistry e Oral Sciences”, devido ao impacto desse Programa.
Da mesma forma, em 2013, 2018 e 2019 a UNG ficou categorizada como a 1ª Universidade privada do país no critério: “Inserção no Cenário Global”, também pelo impacto das publicações de professores e alunos do Programa de Odontologia. Em 2021, três professores do Programa (Magda Feres, Poliana Duarte e Jamil Shibli) foram listados no Ranking da Universidade de Stanford, que reportou os cientistas mais influentes do mundo em 2019.