UBS DO ALTO DO IPIRANGA EM MOGI REFORÇA ATENDIMENTO A PACIENTES COM SÍNDROME GRIPAL NO FIM DE ANO

0
146

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quarta-feira (29/12) um reforço no atendimento para pacientes com síndrome gripal. Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Pronto-Atendimento do Jardim Universo e do Hospital Municipal, que são 24 horas, a Unidade Básica de Saúde do (UBS) do Alto do Ipiranga também vai realizar atendimento exclusivo para síndrome gripal durante o feriado de fim de ano.

Os horários da UBS do Alto do Ipiranga serão os seguintes: quinta-feira (30/12), das 9h às 12h e das 13h às 16h; sexta-feira (31/12), das 9h às 15h; sábado (01/01), das 9h às 15h; e domingo (02/01), das 9h às 15h.

Além disso, desde terça-feira (28/12) a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza sete novas Unidades Básicas de Saúde para o apoio ao atendimento a pacientes com síndrome gripal. Este total se somou às quatro unidades que iniciaram o serviço na semana passada, perfazendo 11 postos de saúde com este atendimento. O objetivo é descentralizar o atendimento e, assim, diminuir a demanda nas unidades de pronto atendimento.

As unidades de saúde atenderão quatro pacientes por hora, dentro dos seguintes períodos: UBS Braz Cubas, Nova Jundiapeba, Santa Tereza e Vila da Prata farão este atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já as unidades básicas de Sabaúna, Vila Jundiaí e Vila Natal atenderão das 8h às 11h. Na próxima terça-feira (04/01), a UBS Braz Cubas fará o atendimento somente no período da manhã. Já a UBS Sabaúna não terá o atendimento a síndrome gripal apenas nesta quinta-feira, dia 30.

Este esquema de atendimento segue, pelo menos, até o dia 7 de janeiro – o período pode se estender, caso haja necessidade. Para que a nova estratégia seja possível, as consultas de um médico de cada unidade, agendadas previamente dentro dos períodos estipulados, serão remanejadas – os pacientes serão contatados pelo SIS.

“É um desconforto temporário apenas para alguns pacientes que já tinham consultas agendadas nestas unidades. Mas o reagendamento será feito para o menor prazo possível pelas equipes do SIS, que farão o contato direto com cada paciente,” explicou o secretário de Saúde, Zeno Morrone Junior.

Ele lembra que além destas UBSs espalhadas pela cidade, do Pró-Criança e das três UPAs para casos mais graves, o Hospital Municipal em Braz Cubas continua como referência para pacientes com sintomas de síndrome gripal. “Os casos leves podem ser monitorados em casa, evitando grandes aglomerações”, finaliza.

Dias e horários de atendimento (dias úteis)
– UBS Braz Cubas – das 8h às 11h e das 13h às 16h (apenas de manhã no dia 04/01).
– UBS Nova Jundiapeba – das 8h às 11h e das 13h às 16h
– UBS Santa Tereza – das 8h às 11h e das 13h às 16h
– UBS Vila da Prata – das 8h às 11h e das 13h às 16h
– UBS Sabaúna – das 8h às 11h (menos dia 30/12)
– UBS Vila Jundiaí – das 8h às 11h
– UBS Vila Natal – das 8h às 11h

Atendimento na UBS Alto Ipiranga
– Quinta (30/12): das 9h às 12h e das 13h às 16h
– Sexta (31/12): 9h às 15h
– Sábado (01/01): 9h às 15h
– Domingo (02/01): 9h às 15h

Unidades referência continuam com o atendimento

As quatro unidades de referência para o novo coronavírus – Alto Ipiranga, Jardim Camila, Vila Suíssa e Ponte Grande – continuam a dar o apoio para pacientes com sintomas de síndrome gripal. Este atendimento é feito desde a semana passada, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

A alta demanda no município é reflexo do surto de gripe registrado em vários pontos do País. Para prevenir a gripe, a população deve manter os mesmos cuidados indicados para a prevenção da Covid-19, como evitar grandes aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara. Outras dicas são: manter os ambientes sempre muito bem arejados, aumentar o consumo regular de água e reforçar hábitos saudáveis, com o consumo regular de frutas e verduras.

Os sintomas da gripe e do novo coronavírus são muito semelhantes, o que pode motivar maior procura às unidades por conta da preocupação com um possível agravamento. A principal orientação é ficar atento à evolução dos sintomas, especialmente nos primeiros cinco dias, e procurar atendimento em casos de agravamento, com atenção à febre alta.

Neste momento, não há vacina da gripe disponível na cidade. Ainda que tivesse, a nova cepa em alta, identificada como H3N2 Darwin, deve ser contemplada apenas nos imunizantes que serão produzidos no próximo ano.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui