A Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação Social está lançando uma série de pesquisas na plataforma “Participa Mogi”. O objetivo é coletar e analisar a opinião da população mogiana sobre importantes tópicos da gestão pública. Inicialmente, serão avaliadas quatro áreas de atuação: Serviços Públicos, Dados Abertos, Serviços de Saúde e Transparência Pública.
Para participar, basta acessar a página participa.mogidascruzes.sp.gov.br , clicar nos ícones – Participe / Consultas Públicas e escolher as Avaliações por assunto. Em poucos minutos, o cidadão irá opinar sobre cada serviço em análise e apontar índices de satisfação que servirão para futuras ações e investimentos. As pesquisas ficarão no ar até 20 de janeiro.
“O Participa Mogi oferece um canal para que as pessoas se manifestem sobre os mais diversos assuntos de interesse para nossa cidade. Em parceria com a plataforma e com a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, lançamos essa pesquisa como mais uma forma de estimular a participação popular e colaborar com o que estamos construindo para a cidade”, explica o secretário municipal de Transparência e Comunicação Social, Severino Netto.
Os resultados das avaliações irão colaborar para a Política Municipal de Dados Abertos, que visa contribuir para o aumento da transparência do governo e criar melhores possibilidades de controle social das ações governamentais. Quando os dados são abertos, o cidadão pode acessar as informações que procuram de uma maneira direta na web, otimizando a organização do tempo e reduzindo custos relacionados a responder pedidos.
Participa Mogi – A plataforma foi implantada para oferecer um espaço para o debate, a troca de ideias e o diálogo com a população, estimulando a participação dos cidadãos no desenvolvimento do município. Por meio do canal, as pessoas podem apontar necessidades de seus bairros, em todas as áreas, com a garantia de que as sugestões serão ouvidas e discutidas com a comunidade.
O Participa Mogi é uma política pública materializada por meio de uma ferramenta permanente de participação, de maneira colaborativa entre população e governo.