A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano realizou uma capacitação para 12 técnicos que atuam no Cadastro Único (CadÚnico) com orientações destinadas à população atendida pelo programa Auxílio Brasil, de transferência de renda do governo federal, em especial sobre as circunstâncias necessárias para continuar recebendo.
O beneficiário precisa manter os filhos na escola com frequência mensal mínima de 60% para alunos entre 4 e 5 anos e de 75% para quem tem de 6 a 21 anos incompletos. Além disso, é preciso que as famílias estejam com a vacinação e acompanhamento nutricional de crianças com até 7 anos em dia e as gestantes têm a obrigação de realizar o acompanhamento de pré-natal.
Um levantamento feito pela secretaria destacou que 1.317 beneficiários foram advertidos sobre a frequência escolar abaixo do que exige o Ministério da Cidadania e, por isso, já teriam sido informados para atualizar essa situação. “Esse treinamento que fizemos na última sexta-feira (21/10) foi para capacitar nossos servidores a atenderem esse público e passarem a orientação necessária, até para verificar se não é um erro de sistema, ou se existe alguma vulnerabilidade social que foi o causador dessa baixa frequência”, atestou o secretário Geraldo Garippo.
Nesta primeira advertência não há interrupção do pagamento aos beneficiários, mas se a condição permanecer, na vigência seguinte o Auxílio Brasil pode ser suspenso ou bloqueado. “É preciso que as pessoas procurem o CadÚnico em um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de Suzano para sanar esse problema e impedir a interrupção do pagamento. Os nossos técnicos foram treinados para ajudar os moradores nesse sentido, para descobrir por qual motivo essa criança não está frequentando a escola e fazer a justificativa para não perder o benefício”, finalizou o secretário. Vale lembrar que o recadastramento para o Auxílio Brasil deve ser realizado até 11 de novembro e aqueles que receberam a advertência terão atendimento prioritário. O valor do pagamento é de R$ 600.
Serviço
A Prefeitura de Suzano conta com cinco unidades do Cras. Desta maneira, os beneficiários que receberam advertência podem procurar a mais próxima de onde moram. O Cras Centro está localizado na rua Monsenhor Nuno, 595, no centro, e o telefone do local é o (11) 4748-5876; por sua vez Cras Boa Vista fica na avenida Katsutoshi Naito, 955, no bairro do Sesc, e o contato é o (11) 4749-4325; a unidade Casa Branca está na rua Maria Clara Tavares, 125, e o telefone é o (11) 4747-7219; o Cras Gardênia Azul está localizada na rua Teruo Nishikawa, 570, no Jardim Varan, e atende pelo número (11) 4751-4377; e a unidade de Palmeiras fica na rua Sebastião Moreira, 198, Parque Palmeiras, e o contato é (11) 4751-3756. O atendimento ocorre por meio de agendamento, que deve ser feito nesses locais de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 17 horas.