SUZANO SEDIA TREINAMENTO DAS DEFESAS CIVIS DA REGIÃO PARA COMBATE AO FOGO

0
99

Suzano sediou na última semana o treinamento das Defesas civis da região para combate ao fogo. A atividade realizada no Tiro de Guerra de Suzano (02-081), no bairro Parque Santa Rosa, mobilizou representantes locais e das cidades de Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz, Itaquá, Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim. O encontro, que ocorreu na quarta-feira (14/05), faz parte do conjunto de iniciativas organizadas pelo Estado de São Paulo para orientar o trabalho dos agentes durante as emergências no período de estiagem.

As instruções proporcionadas nesta oportunidade, pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Suzano, estão relacionadas à 4ª etapa do treinamento da Defesa Civil estadual para a época de seca, no contexto da operação “SP Sem Fogo”, quando foram proporcionadas junto aos presentes orientação prática de equipamentos relacionados ao combate de fogo vegetativo, legislação relacionada, ações ambientais e integração entre os municípios do Alto Tietê, bem como instrução e conhecimento das ações a serem realizadas pela Defesa Civil no combate ao fogo florestal.

A formação foi iniciada em 1º de abril, pela Casa Militar do governo de São Paulo, quando foram convocados agentes de todos os municípios para um encontro no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista. A 2ª etapa ocorreu logo no dia seguinte, em 2 de abril, data em que foi realizado um simulado no Parque Estadual do Juquery, no município de Franco da Rocha. Já a 3ª etapa se desenvolveu a partir de uma capacitação aplicada na modalidade Educação à Distância (EAD), que reforçou os procedimentos a serem adotados pelos agentes.

O treinamento dos agentes de Defesa Civil da Região Metropolitana de São Paulo intensifica as ações de prevenção e combate a queimadas de junho a setembro. O embasamento para o trabalho de mitigação dos danos causados no período é garantido por ensinamentos teóricos sobre monitoramento de áreas de risco, conhecimentos sobre Umidade Relativa do Ar (URA) e instruções sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de demais instruções referentes ao acionamento do plano de contingência para situações de risco, com reforço do protocolo para operação das aeronaves e prática das técnicas de combate a incêndio.

O diretor da Defesa Civil de Suzano, Tony Wenzler, falou sobre a representatividade do treinamento ser realizado em Suzano. “Temos uma ótima relação com todas as Defesas Civis da região e com a Secretaria da Casa Militar, que define as ações que são realizadas em todo o Estado de São Paulo. Com essa forte ligação que criamos com o comando da Defesa Civil, em todos os seus graus, tivemos a honra de receber esse treinamento, que valoriza o município e o trabalho que é feito por toda a nossa equipe.”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, disse que a Defesa Civil de Suzano tem cumprido um papel muito relevante de vigilância em todo o município de Suzano. “A população tem visto que nossas equipes têm atuado com muita responsabilidade e competência. Não à toa Suzano é uma referência na Grande São Paulo. Nosso trabalho é reconhecido pelos representantes do governo estadual pois estamos sempre preocupados em manter nossos agentes capacitados”, avaliou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui