Entre janeiro de 2017 e setembro de 2024, a Secretaria de Saúde de Suzano realizou 19.173.975 atendimentos em consultas e acompanhamentos na rede municipal, contemplando Atenção Básica e especialidades. A quantidade representa 47,9% da produção global neste período, ou seja, quase metade das ações da pasta na cidade.
O número representa os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), que garantem o acompanhamento com clínico geral, pediatra e ginecologista, bem como as consultas com especialidades oferecidas pela municipalidade, como cardiologista (adulto e infantil); dermatologista; neurologista (adulto e infantil), oftalmologista; ortopedista; otorrinolaringologista; pneumologista (adulto e infantil); proctologista; reumatologista; urologista; vascular; e alergologista (adulto e infantil).
O levantamento ainda aponta 13,9 milhões de procedimentos de diagnóstico em laboratório clínico; 1,2 milhão de ações coletivas e individuais em saúde; 1,1 milhão de diagnósticos por meio de testes rápidos; e 1 milhão de atendimentos em coletas de materiais.
Entre 2017 e 2024 também foram realizados 975 mil atendimentos em fisioterapia, sendo ainda o mesmo número para os diagnósticos por radiologia, além de 434 mil outros acolhimentos em métodos diagnósticos em especialidades diversas. Em relação aos tratamentos odontológicos na rede, foram garantidos 288,5 mil procedimentos.
Outros destaques, da ordem de 100 mil atendimentos cada, são os diagnósticos por anatomia patológica e citopatologia, por ultrassonografia e por tomografia, além de pequenas cirurgias e cirurgias de pele, tecido subcutâneo e mucosa.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, o aumento dos atendimentos ocorre em consonância com a ampliação da rede no município. “Nos últimos anos, entregamos seis novas unidades de saúde, além de equipamentos inéditos, sem contar as importantes reformas promovidas, com destaque para a revitalização do nosso Laboratório Municipal, que no último ano garantiu 1,6 milhão de exames. Para efeito de comparação, em 2017, no primeiro ano da ação, foram realizados em torno de 800 mil exames”, disse.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi também comemorou os números. “Nesses quase oito anos, trabalhamos muito pela ampliação da rede e apostamos em iniciativas importantes, como a Clínica da Mulher e a Clínica da Família, e a própria reestruturação do Laboratório Municipal. Trocamos os equipamentos e hoje podemos dizer que é o único ‘Laboratório Municipal’ do Alto Tietê”, reforçou.
Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano, Glaucia Paulino/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano