A Prefeitura de Suzano, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Manutenção e Serviços Urbanos, recolheu mais de mil toneladas de resíduos pela coleta seletiva em parceria com a concessionária Renova Suzano, iniciada em agosto de 2022. O balanço mostra a eficiência das equipes que realizam o trabalho porta a porta ao longo da gestão, contribuindo diretamente para a limpeza e organização das ruas da cidade.
Até o fim do ano passado, 996 toneladas de resíduos foram recolhidas das lixeiras e caçambas espalhadas pelo município, representando uma média mensal de 36 toneladas administradas pela coleta seletiva no período. O atendimento com os caminhões da Renova Suzano é realizado porta a porta em residências e condomínios da cidade, cumprindo um cronograma semanal que pode ser consultado por meio do link bit.ly/coletasuzano.
O material recolhido inclui papel, papelão, plásticos, metais, eletroeletrônicos, vidro, embalagem longa vida (tetrapak), canos de PVC, livros e revistas, óleo de fritura e resíduos gerais descartados pela população. Após a remoção, os caminhões têm como destino a Central de Triagem do Jardim Colorado e a Central de Triagem de Recicláveis Dr. Edson Gianuzzi, que fica no bairro Cidade Miguel Badra e é administrada pela Cooperativa Univence.
Esse último equipamento foi inaugurado durante a gestão Rodrigo Ashiuchi, em junho de 2022, homenageando o ex-secretário de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, que faleceu em abril do ano anterior. A iniciativa cumpre o importante papel de reforçar as ações de preservação ambiental e sustentabilidade, utilizando equipamentos que facilitam e reduzem a força humana necessária na triagem, sendo uma referência no setor em escala nacional e atendendo à demanda de resíduos sólidos residenciais que o município produz mensalmente.
Por sua vez, a unidade do Jardim Colorado foi revitalizada em 2021 e tem a função de realizar a triagem preliminar e de área de transbordo dos recicláveis da região onde está instalada e ampliar a capacidade de captação e processamento dos materiais como plástico, metal, papel e vidro, obtidos por meio da coleta seletiva de lixo, até a sua comercialização.
Além de atender aos caminhões que realizam a coleta porta a porta, as centrais recebem ainda resíduos destinados pelos quatro ecopontos distribuídos pela cidade. Esses equipamentos têm o objetivo de facilitar os recebimentos destes materiais, eliminar os pontos de descarte irregular de lixo e, consequentemente, proteger o meio ambiente e a população. Eles ficam no Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186); na Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira); no bairro Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553); e no Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183), sendo essa última inaugurada em junho de 2021. Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Nos locais podem ser depositados restos da construção civil como tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos, latas de tinta vazia, resíduos provenientes de podas e jardinagem, além de recicláveis como papel, vidro, metal, plástico e isopor. Vale destacar, no entanto, que cada ecoponto recebe um tipo específico de material, desta forma, o munícipe precisa se atentar ao que quer descartar e a unidade correta para tal. A lista de materiais pode ser consultada no link bit.ly/ecopontossuzano.
Para o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, a atuação eficiente dos equipamentos e das equipes de coleta seletiva evita o descarte irregular em diversos locais do município. “Esses equipamentos cumprem um papel fundamental de limpeza e preservação dos espaços públicos, assim como quem atua porta a porta recolhendo os resíduos das residências e condomínios. Estamos falando de um dos trabalhos mais importantes para evitar enchentes na cidade. A atuação em conjunto de todos esses agentes nos ajuda demais no cuidado à nossa população”, avaliou.
Por fim, o prefeito Pedro Ishi enalteceu as equipes das duas pastas e da Renova Suzano que vêm cuidando das ruas da cidade. “Diversos problemas foram evitados com a atuação eficiente das secretarias. Nossa parceria com a Renova é um sucesso, a coleta seletiva funciona com muita eficiência em Suzano e esperamos que assim permaneça durante muitos anos. Ela, somada ao cuidado do Meio Ambiente e às ações da Manutenção, garantem a segurança da população em dias chuvosos”, finalizou o chefe do Poder Executivo.
Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano