O fim do ano se aproxima e com ele surgem as datas que mais movimentam a economia, que são o Natal e Ano-Novo. Junto às tradicionais festas, vêm a oportunidade de trabalhos temporários e, por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego reforça a oferta de 70 vagas que estão sendo disponibilizadas pelo projeto “Suzano Mais Emprego”, sendo 55 para quem tem ensino médio e outras 15 para candidatos com ensino fundamental. Os munícipes que buscam uma oportunidade para as funções de atendente de lanchonete, garçom, caixa de loja, vendedor, costureira, telemarketing e ajudante de obras podem se candidatar por meio do site “suzanomaisemprego.com.br”.
A pasta destaca a importância de tratar essas chances como uma porta de entrada definitiva para o mercado. A experiência em anos anteriores indica que aproximadamente 30% dos trabalhadores temporários permanecem nos postos de maneira efetiva após o período estipulado neste primeiro contrato. A recomendação ainda considera a experiência que se adquire com os conhecimentos assimilados, que pode ser um critério importante em futuros processos seletivos.
Para quem possui ensino médio são ofertadas três vagas para garçom, uma para atendente de lanchonete e caixa de loja, 20 para vendedor e 30 para o setor de telemarketing, único segmento que não exige experiência anterior. Aqueles que têm ensino fundamental e experiência na área de interesse podem se candidatar a dez vagas para costureiras e cinco para ajudante de obras.
Efetivo
Em relação às oportunidades efetivas, a prefeitura atualizou as vagas para cinco funções diferentes nos últimos cinco dias. Destas, há uma para serralheiro, cinco para fiscal de piso, duas para promotor de vendas, uma para vendedor externo e uma para operador de caixa. Todas exigem ensino médio.
Em 13 e 14 de novembro, foram disponibilizadas 113 novas oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Para aqueles que possuem ensino fundamental, foram ofertados 76 postos de trabalho como os cargos de motorista de caminhão, com sete oportunidades, e outras cinco para cada uma das seguintes funções: operador de motoniveladora, de escavadeira, de rolo compactador, de pá carregadeira, além de sinaleiro líder de equipe, apontador de obras, pedreiro, ajudante de obras, analista de tráfego, entre outros.
O secretário André Loducca frisou que tanto as vagas efetivas quanto as temporárias são oportunidades de inserção ou recolocação no mercado de trabalho. “Nesta época do ano, que a economia aquece em razão do final de ano, as empresas costumam abrir um número maior de postos de trabalho em função das demandas dos consumidores. Por isso, é fundamental que os candidatos possam se atentar a essas possibilidades, que podem garantir oportunidades efetivas e contribuir com a geração de empregos a curto, médio e longo prazo”, avaliou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano