A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, fortaleceu e consolidou sua presença nas redes sociais ao longo dos últimos oito anos. Com uma estratégia bem estruturada, foram criados perfis em várias plataformas, sempre alinhados às tendências e ao comportamento digital da população, alcançando 135 mil seguidores. O principal objetivo dessa atuação foi de estreitar a relação entre o poder público e os cidadãos por meio da transparência, do diálogo aberto e da divulgação de ações e programas importantes desenvolvidos pela gestão.
Atualmente, a administração municipal está presente em oito plataformas digitais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Threads, TikTok, LinkedIn, YouTube e Flickr. Atualmente, a prefeitura realiza, em média, 420 publicações mensais, o equivalente a cerca de 14 postagens diárias.
As redes sociais mais destacadas da administração municipal são o Facebook, com 63 mil seguidores, e o Instagram, que já ultrapassou 55,5 mil. Ambas as redes sociais recebem postagens com conteúdos relevantes para a população, abordando iniciativas importantes da gestão.
“Diariamente, realizamos a publicação das ações das secretarias, com foco na orientação e na prestação de serviços à população. Nosso principal objetivo é informar todas as atividades que ocorrem na cidade, para que as pessoas possam participar e se beneficiar do trabalho do Poder Executivo, ao passo em que também buscamos promover maior transparência dos atos municipais”, disse o secretário municipal de Comunicação Pública, o jornalista Paulo Pavione.
Por meio de vídeos e recursos da plataforma, essas informações ficam disponíveis nos destaques, facilitando o acesso para todos a qualquer momento. Além disso, o site da Prefeitura de Suzano (suzano.sp.gov.br) complementa essa estratégia de comunicação digital, funcionando como uma plataforma interativa. Ele oferece acesso a diversos serviços, como a emissão da 2ª via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), consulta a processos administrativos, informações sobre o Diário Oficial e detalhes a respeito de eventos e programas sociais promovidos pela administração pública.
Redes Sociais
Além do Facebook e do Instagram, o TikTok, com 1,2 mil seguidores e 6,9 mil curtidas, tem novos vídeos diariamente, com destaque para o “Minuto Libras”, uma série que oferece dicas e orientações sobre a Língua Brasileira de Sinais. No LinkedIn, o foco é compartilhar conteúdos administrativos e divulgar vagas do projeto “Suzano Mais Emprego”.
Já no YouTube, com 4,95 mil inscritos e mais de 400 mil visualizações, estão disponíveis 1.763 vídeos. O conteúdo inclui tutoriais sobre a ferramenta GeoSuzano, materiais educativos e aulas do curso “Promotoras Legais Populares”, que, desde o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segue em formato totalmente on-line. Por fim, no Flickr, principal plataforma utilizada para a divulgação de imagens públicas da Prefeitura de Suzano, já foram contabilizadas mais de 1 milhão de visualizações.
De acordo com Paulo Pavione, o trabalho realizado é fruto de planejamento estratégico e constante empenho da equipe. Ele destaca a importância do SAC 2.0, permitindo que perguntas e comentários feitos nas plataformas digitais sejam atendidos de maneira rápida e eficiente. “Garantimos que todas as mensagens sejam respondidas dentro de um dia útil, com a devida orientação e encaminhamento à Ouvidoria Municipal para resolução dos casos. Além disso, a integração entre as secretarias e o uso de soluções tecnológicas são fundamentais para fortalecer a comunicação pública e atender às necessidades da população, com a equipe trabalhando para oferecer um atendimento rápido, humanizado e resolutivo, sempre com foco na melhoria contínua dos serviços prestados”, concluiu.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, uma prefeitura que promove a transparência não só fortalece a confiança da população, mas também assegura que as ações do governo estejam alinhadas com os interesses da comunidade. “A transparência é um pilar fundamental da nossa gestão, pois acreditamos que a população tem o direito de saber o que está sendo feito com seus recursos e como as decisões estão sendo tomadas. Isso não apenas melhora a relação entre governo e cidadão como garante uma administração mais eficiente e responsável”. Ele ressaltou ainda que, com o uso das tecnologias e canais de comunicação digital, a administração municipal tem buscado cada vez mais aproximar-se dos cidadãos, garantindo que as informações cheguem de forma clara e acessível a todos.
Créditos das fotos: Gabriel Lima/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano