O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, participaram na última segunda-feira (23/09) do evento “Every Child Can Learn: Mobilizing Support to Make Learning Inclusive” (Toda Criança Pode Aprender: Mobilizando Apoio para Tornar a Aprendizagem Inclusiva) em Nova York, Estados Unidos. Durante o painel, a cidade apresentou seu trabalho desenvolvido em parceria com a Perkins School for the Blind (Escola Perkins para Deficientes Visuais), voltado para alunos com deficiência visual, múltipla e surdocegueira.
O seminário, promovido pela organização “Lever for Change”, integrou a semana da Assembleia Geral da ONU e da Cúpula do Futuro, reunindo representantes de diversos países para discutir educação inclusiva. Suzano foi convidada por seu excepcional trabalho no atendimento a alunos com deficiência na rede municipal. Além do prefeito Ashiuchi e do secretário Bassini, o evento contou com a presença do secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, que foram recepcionados pelo presidente da Perkins, Dave Power, e pela diretora da Perkins Internacional – América Latina e Caribe, Gloria Rodriguez.
O evento foi composto por importantes nomes da educação inclusiva, como Kristen J. Molyneaux, da Lever For Change, Nalini Tarakeshwar, da UBS Optimus Foundation, Pia Rebello Britto, do Unicef, e Maria José Carranza Padilla, jovem defensora da educação inclusiva.
A parceria entre Suzano e a Perkins, firmada em 2023, oferece suporte a 118 alunos de quatro escolas municipais. As unidades Antônio Marques Figueira, Victor Salviano, Abrão Salomão Domingues e Augustinha Raphaela Maida Molteni se destacam pelo atendimento a alunos com deficiência, promovendo inclusão por meio de planejamento, treinamento e monitoramento pedagógico.
Durante o evento, Ashiuchi e Bassini também destacaram o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que conta com 43 salas multifuncionais e 40 professores dedicados a mais de 1,1 mil alunos. A construção de um novo Centro de Apoio à Criança com Deficiência no Parque Max Feffer também foi apresentada a investidores internacionais.
Ashiuchi comemorou o reconhecimento do trabalho de Suzano, inclusive com destaque na Times Square. “Esse momento é histórico para nossa cidade e engrandece ainda mais nossa trajetória na educação inclusiva”, afirmou o prefeito.